Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VISÃO DE CRAQUE - ESTIMULANDO A VISÃO PERIFÉRICA.

“No primeiro instante, ninguém entendeu aquela jogada. Pelé recebeu a bola na entrada da área italiana e, em vez de driblar o zagueiro e partir para o gol, tocou-a com pouca força para o lado direito, onde não havia nenhum jogador. Seria um erro primário cometido pelo rei do futebol? Nada disso. Foi, na verdade, uma jogada genial. Lá de trás, vinha o lateral Carlos Alberto Torres, veloz como um foguete. O passe de Pelé veio na medida exata. Resultado: mais uma bola no fundo das redes do goleiro italiano Albertosi.” (Revista Super Interessante).
Qual a explicação para o passe genial? Como Pelé conseguiu perceber, quase de costas, a aproximação de Carlos Alberto? Pelé tinha aquilo que, no meio futebolístico, costuma-se chamar visão de jogo,  a capacidade de perceber tudo o que se passa à sua volta. O que nada mais é do que a Visão Periférica súper apurada.
 
Vamos então estimular nossa visão periférica, ficar com a visão de Pelé, e prevenir ou melhorar Glaucoma, entre outras doenças oculares.
Você vai necessitar de um pedaço de papel preto no tamanho de 5cm x 9cm, e um pedaço de fita crepe. Dobre a fita de maneira que ela cole no papel e no seu rosto, mais especificamente no centro dos olhos, na horizontal.
Com o papel cobrindo a sua visão central, olhe para ele, ou seja, para frente, e preste a atenção em como é a sua visão periférica. Em nossa periferia há células chamadas bastonetes. Estas células são estimuladas entre outras coisas pelo movimento. Então para completar o exercício, abane suas mãos nas laterais de seu rosto, olhe para o papel preto, e deixe sua visão periférica ser estimulada pelo movimento de suas mãos.
3 minutinhos são suficientes para seu cérebro ignorar sua visão central, e ao mesmo tempo relaxá-la, e enviar estímulos para sua visão periférica.
De preferência faça esse exercício utilizando o papel preto, mas ele pode ser feito também sem o papel...procure abanar as suas mãos na lateral do seu rosto, sem olhar para elas, de tempos em tempos, enquanto lê no computador, assiste televisão. Esse simples movimento das mãos despertará o uso da visão periférica e aliviará as tensões que causamos na visão central.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OLHOS SECOS

Um dos problemas mais comuns que me deparo em meu consultório são os olhos secos – lubrificação inadequada dos olhos. Com exercícios simples podemos evitar essa situação e não precisar mais de colírios para hidratar os olhos.
Todos os exercícios já enviados nas dicas anteriores irão ajudar a aumentar a produção e qualidade das lágrimas, pois relaxam os olhos. Porém um exercício é muito eficiente : PISCAR.
Hoje em dia piscamos pouco, pois realizamos muitas atividades que necessitam concentração e esforço ocular. Procure prestar a atenção em como você pisca os olhos...é pouco frequente? é tenso? Se sua resposta for sim, aliada à um ambiente poluído e com ar condicionado, seus olhos ficarão pouco lubrificados.
Procure piscar com maior freqüência, e sem esforço. Deixe seus olhos abrirem e fecharem suavemente.
Para ficar mais consciente de piscar e melhorar o controle sobre os olhos faça o seguinte exercício: Feche um dos olhos e coloque levemente sua mão sobre ele, enquanto pisca suavemente o outro olho. Seu objetivo é não sentir mover o olho que está tampado, enquanto pisca o olho descoberto. Faça com os dois olhos. É difícil no começo, mais quanto mais relaxada, devagar, e consciente for sua piscada, o exercício vai se tornando mais fácil.

Além de piscar e fazer os outros exercícios de relaxamento ocular, outras dicas são: não esfregar os olhos, evitar ar condicionado e ambientes poluídos, beber muita água, evitar máscara para dormir e se alimentar adequadamente. É sempre recomendado consultar o oftalmologista.

Tira essas mosquinhas da minha vista !!!

Quando estou numa sala de paredes brancas eu consigo ver que tem uma espécie de sujeirinha nos meus olhos, parecendo uma cobrinha que vai acompanhando conforme eu mexo os olhos. Você sabe o que é, e como tratar?
São as chamadas Moscas Volantes ou Floaters. As cobrinhas pretas são pedacinhos de Vítreo (a geléia que preenche os olhos), que se soltaram e ficam passeando por seus olhos (flutuando).
Geralmente estas moscas não estão relacionadas á nenhum tipo de problema visual, e sim ao stress. Recomendo a ida ao oftalmologista para ter essa certeza, fazendo um mapeamento da retina.
Se caso não estiver relacionado a algum problema na retina, todos os exercícios que passei nas dicas até agora são para aliviar o stress dos olhos, exatamente o que eles precisam. Massagem, palming (cobrir os olhos com as palmas das mãos), olhar longe, exercícios de respiração etc..
Após 2 meses de prática desses exercícios de relaxamento, outro exercício é: quando as moscas aparecerem, tente direcionar o olhar para elas, tente vê-las, tente seguí-las com os olhos e ir acompanhando cada uma até desaparecerem...Fazendo isso, e diminuindo seus stress, elas não vão mais te incomodar.
GRUPO DE SÁBADO NO VILLA LOBOS CONFIRMADO, PARTICIPEM!!!

Devo ou não devo usar os óculos?

Não consigo ficar sem eles, isso é ruim? Ver televisão e usar o computador sem óculos pode prejudicar minha visão?
Exercícios para a visão são relativamente novos na sociedade ocidental. A invenção das lentes artificiais levou á uma direção de resolver de imediato os problemas visuais, mas não tratar as suas causas. Portanto, estamos acostumados a pensar que nossos olhos não podem melhorar e deixar de usar os óculos, mas sim, ficar dependente deles para o resto da vida.
Nossos olhos são compostos por músculos, nervos, vasos sanguíneos, assim como qualquer parte de nosso corpo e necessitam se exercitar. Se acomodar ao uso dos óculos e não exercitar seus olhos será prejudicial sim, pois seus olhos ficarão fracos, e só irão piorar.
Quantas vezes você precisou aumentar o grau dos seus óculos? Geralmente isso é constante, e a má notícia é que o fato do grau aumentar pode não ser o pior que acontecerá com seus olhos. Cataratas, glaucomas, degenerações etc.. são mais facilmente instaladas em olhos fracos e com pouco suprimento sanguíneo.


Não recomendo que você tire seus óculos enquanto assiste TV, ou utiliza o computador, pois estas atividades necessitam muito de sua visão, seus olhos vão se esforçar, e podem piorar. O mesmo se aplica á uma criança em idade escolar, que necessita enxergar a lousa e fazer as lições de casa. Nesses casos não é indicado ficar sem óculos.
O melhor a fazer é exercitar os olhos (com todas as dicas que passei até agora, e outras..), e tentar ficar sem os óculos quando não necessitamos deles, por exemplo, para fazer atividades físicas, brincar com os filhos, brincar com o animal de estimação, algumas atividades domésticas, quando estiver de passageiro no carro etc..Ou seja, em qualquer atividade que não exija demasiado de seus olhos e que não coloque em risco sua segurança.
Aos poucos, quando sua visão for melhorando com os exercícios, você poderá diminuir gradativamente o grau dos óculos, e em muitos casos até retirá-los completamente.
“Através de exercícios simples de visão e do desenvolvimento de bons hábitos visuais, é possível transformar uma visão fraca em uma visão boa, e inverter o processo de deterioração dos olhos” Meir Schneider (criador do método Self-Healing).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Palming - um exercício poderoso para manter nossa visão saudável

Cobrir os olhos com as mãos (palming) para descanso total da visão é uma das melhores maneiras para relaxar os olhos, e descansar completamente o nervo óptico.
Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superfície), friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele).

A idéia é impedir ao máximo a entrada de luz, relaxar e respirar profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos.
Sessões de 3 a 5 minutinhos cobrindo os olhos, a cada 1 hora, são ideais se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos.
Qualquer dúvida, estou à disposição. Aproveite!
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIORES INFORMAÇÕES E CONTATO:
suportedratatiana@gmail.com

Praticando Palming no Parque Villa Lobos - SP. Todo sábado, no grupo de exercício para os olhos, das 8:30 ás 9:30.

Respiração e visão




Durante a leitura (seja ela nos livros, no computador ou na televisão) seus olhos precisam mais do que nunca de oxigênio para exercer suas funções. Entretanto, muitas vezes o que fazemos é prender a respiração enquanto lemos, ou usamos o computador, do mesmo modo como em muitas outras atividades que requerem concentração.
Assim, você precisará lembrar-se de fazer respirações profundas durante a leitura. Inspire e Expire o ar pelo nariz, devagar, sem tensão, pensando em preencher de ar toda a região peitoral e abdominal, o mais amplo possível.
Alem de suprir a necessidade de oxigênio dos olhos ainda ajudará você a relaxar e não forçar sua visão. Então, respire profundo.

Enxergando longe...

Essa dica pode parecer obvia, mas não é. Simplismente OLHE LONGE. Nossos olhos são diariamente massacrados pelo computador, televisão, leitura....e todas estas atividades forçam nossa visão de perto. Comparativamente é como se nossos braços só fizessem flexão e não extensão, ou seja, esse músculo ficará praticamente imóvel.
Olhos saudáveis são olhos que se movem constantemente de um foco para outro, e de perto para longe.
Então, olhe longe, mais especificamente há uma distancia maior que 40 metros, pisque e deixe seus olhos passearem por aquilo que você está olhando, sem tensão, movimentando o olhar de um ponto a outro.
8 minutinhos ao dia são suficientes. Aproveite !
  Eu (Tatiana) e Meir Schneider, praticando exercício de Olhar Longe em San Fracisco - USA

Relaxe a visão com a automassagem

Para melhorar a visão, você necessita mudar sua maneira de ver. Essa é uma grande tarefa. Hábitos e padrões de uso da visão encontram-se entre os mais difíceis de mudar.
Problemas de visão são, com muita freqüência, acompanhados de hábitos e padrões de tensão e fraqueza muscular, principalmente nas áreas da testa, mandíbula, pescoço e ombros.
Relaxar estas áreas provocará uma melhora na visão, assim como a melhora na visão ajudará a relaxar estas áreas.
Nada melhor para começar a relaxar do que uma massagem. Você pode se auto-massagear, qualquer hora do dia, quanto tempo quiser, sem contra-indicação. Massageie as áreas citadas acima com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.
Comece pelos músculos ao redor dos olhos, e termine no pescoço. Procure sentir todas as áreas tensas e com movimentos suaves relaxá-las.
ATENÇÃO: NUNCA aperte ou massageie em cima dos olhos, somente ao redor deles. NUNCA PRESSIONE DE MANEIRA ALGUMA SUAS PÁLPEBRAS, pois os olhos são muito sensíveis.
Aproveite a dica e relaxe !!!!
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).

Ler prejudica os olhos?




Potencialmente, ler pode ser muito perigoso para os olhos, pois eles são biologicamente projetados para mudar do foco de perto para distante de modo contínuo. Entretanto, ler não precisa ser danoso aos olhos, somente precisamos mudar a maneira como efetuamos a leitura.
Nunca leia com luz desconfortável, e isso significa demasiado brilhante ou demasiado fraca.  A luz errada cansa seus olhos mais depressa do que qualquer coisa. Seus olhos vão lhe dizer se a luz é errada para elas, tudo o que você precisa é prestar-lhes atenção. Se ler parece difícil, a luz é a primeira coisa a verificar.
Lembre-se de piscar constantemente, de impedir seus olhos de fitar fixamente ou de ficarem ressecados. Se sentir os olhos arderem durante ou após a leitura, talvez você tenha ficado tão envolvido com o que estava lendo que se esqueceu de piscar. Lembre-se de fazê-lo tão frequentemente quanto puder.
“Nunca parei de trabalhar para aperfeiçoar minha visão, e ela nunca cessou de melhorar” Meir Schneider.
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Info: http://www.metodoselfhealing.com.br/

Grupo gratúito de exercícios para os olhos - Parque Villa Lobos SP

Convido todos para participar do grupo voluntário de exercícios para os olhos que acontece todos os sábados no Parque Villa Lobos – São Paulo – SP.
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Vamos praticar juntos exercícios para diversas doenças dos olhos, incluindo: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Estrabismo, Presbiopia (vista cansada), Catarata, Glaucoma, Degeneração macular, Descolamento de retina, Retinose pigmentar, Doenças degenerativas da córnea e retina, Nistagmo, Lesões parciais do Nervo Óptico Ambliopia (olho , Preguiçoso), dentre outros...


Se você não possui nenhuma doença nos olhos, venha aprender exercícios preventivos, de relaxamento e estímulo para ter uma visão clara e saudável.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

No Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIORES INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Dicas semanais

Algumas pessoas já receberam várias dicas semanais para cuidar de sua visão e prevenir doenças futuras nos olhos.
Postarei aqui hoje todas as dicas que já foram divulgadas todas estas semanas e a partir de sexta feira, toda semana será uma nova dica
Enviem suas questões!! Estou à disposição
Abraços à todos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bem vindos

Olá pessoal
Sejam bem vindos ao meu novo blog...
Aqui postarei toda semana dicas de como termos uma visão saudável e cuidar de nosso corpo com o método Self Healing.
Aguardem novas postagens!!!!