Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Descolamento de Retina

Descolamento de retina é um problema de visão muito grave que ocorre quando a parte sensorial da retina se descola da parte que a nutre e irriga.

A Retina funciona como um filme de uma câmera, situada na parte de trás do olho, recebendo as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro através do nervo óptico para que sejam interpretadas.

“O descolamento pode ter muitas causas. As mais comuns são a miopia, as cirurgias pós-catarata e Lasik, e os traumas. Pancadas na cabeça também podem produzir o problema” Meir Schneider.

Alguns sintomas do descolamento podem ser as moscas volantes (saiba mais sobre elas http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/tira-essas-mosquinhas-da-minha-vista.html), e manchas cinzentas e pretas na visão. Caso tenha um destes sintomas recomendo que se consulte com um oftalmologista imediatamente para verificar se o descolamento ocorreu e qual a sua extensão.

O problema também pode ter razões emocionais. Alguns tecidos reagem às nossas emoções, de modo que é importante que você fique o mais calmo possível, mesmo nas situações mais difíceis.

No período agudo, ou seja, logo após o descolamento não faça exercícios com movimento, e muito menos vire de cabeça para baixo. Se massageie muito na face, pescoço e ombros.




Quando o descolamento estiver contido, seja por procedimentos médicos ou não, o recomendado é passar por uma avaliação para que se possa indicar os melhores exercícios e montarmos uma rotina para a prática dos mesmos, até atingirmos a melhora visual. Os exercícios mais utilizados estão listados abaixo:

Olhar para detalhes

Olhar para longe
http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/enxergando-longe.html



Exercícios com luzes piscantes no quarto escuro. http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/04/estimulacao-visual-com-luzes.html . Neste caso cubra as partes do olho que tem visão e deixe livres as partes que não tem visão, para estimular exatamente estes pontos cegos ou nebulosos.

Depois destes exercícios muitos pacientes meus já relataram começar a ter alguma visão nestes pontos cegos, o que é maravilhoso. Isso acontece porque algumas das células estão apenas inativas, embora algumas já estejam mortas. “Assim quando despertamos estas células adormecidas, temos acesso a mais visão.” Meir Schneider.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dicas visuais e corporais para começar melhor seu dia de trabalho


Recebo muitos relatos de pacientes e amigos que já acordam cansados e iniciam um dia de trabalho desta forma. Hoje em dia essa sensação é cada vez mais comum, e além de afetar a saúde como um todo, piora muito o funcionamento e eficiência visual.

Pois bem, essa semana trago dicas para iniciar um dia de trabalho mais saudável.

Primeiro, recomendo que você acorde cedo o suficiente para se permitir um cuidado rápido com o corpo e visão, tomar um café da manhã tranquilo, e chegar a seu trabalho um pouco antes de iniciar suas atividades profissionais. Parece muito difícil? Então pense em como isso ajudará o restante de seu dia, aumentará seu rendimento profissional e tornará seus olhos e seu corpo menos cansados e com mais energia para enfrentar a rotina.

Ainda na cama:

·                   Faça de 10 a 15 respirações profundas, longas e completas pelo nariz. Deitado de barriga para cima vire devagar seu pescoço de um lado para o outro, e faça algumas rotações, sem levantar a cabeça do travesseiro (imagine-se desenhando um círculo com o nariz).

·                   Entrelace os dedos e alongue seus braços acima da cabeça.

·                   Abrace seus joelhos, traga-os contra o peito, e faça um pequeno balanço de um lado para o outro, relaxando sua região lombar.

·                   Estenda suas pernas e rotacione seus pés.

·                   Alongue-se, estique-se. Lembre-se de como o gato se alonga ao acordar, ou como você costumava se esticar deliciosamente quando era criança, no domingo de manhã, e seu corpo começará a se expandir naturalmente.


Todo esse processo não levará mais que 5 minutos, mas fará grande diferença em seu dia.

Depois de se levantar:

·                   Espere um pouco antes de se movimentar para dar oportunidade a seu sangue de circular melhor pelo corpo todo.

·                   Escolha 4 ou 5 alongamentos para colocar em prática por cerca de 2 minutos, selecionando aqueles que se adaptem melhor às suas necessidades.


No trajeto para o trabalho:

·                   Se seu trajeto é enervante, não se esqueça de respirar profundo diversas vezes, e aproveitar para olhar longe. Ao invés de olhar para a placa do veículo da frente quando o carro estiver parado, direcione seu olhar para longe e pisque suavemente.

Antes de iniciar suas atividades:

·                   Permita-se sentar e relaxar para começar bem o dia.

·                   Empalme seus olhos por 5 minutos (veja as instruções do palming no blog http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html  )



São hábitos simples que fazem muito bem à seus olhos, mente e corpo. Coloque-os em prática e tenha um ótimo dia!!

Quer saber mais?   

Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).

Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exercício visual para Astigmatismo

“O astigmatismo resulta de uma córnea de forma irregular. Acreditamos que seja causado e perpetuado principalmente por estresse, tal como muitos outros problemas oculares.” Meir Schneider em Manual de Autocura volume 2.

Essa semana descrevo abaixo um exercício muito eficaz para o Astigmatismo. No parque Villa Lobos, sábado, o praticaremos com mais detalhes, e utilizando a tabela de acuidade visual.

Utilize uma placa grande com letras, ou palavras, há uma distância que você consiga ler algumas letras com facilidade, e outras nem tanto. Pode ser uma placa de publicidade, ou um calendário grande que você possui na parede de sua casa ou escritório, por exemplo. Caso não tenha algo parecido em sua rotina, você pode imprimir um papel com letras de diversos tamanhos e colar na parede.

Leia as letras uma a uma, piscando, sem forçar ou apertar os olhos, e de vez em quando passe rapidamente seus dedos à sua frente. Cada vez que passar a mão à sua frente faça um número com os dedos. Por exemplo, ora faça e número 2, ora o número 4, ou seja, alterne os dedos, formando números.

Não olhe para seus dedos, porém não faça esforço para não olhá-los. Por vezes, seu cérebro poderá optar por focalizá-los, mesmo eles passando em movimento rápido.

Astigmatismo cria uma sensação de embaçamento. Passar rapidamente os dedos à frente dos olhos cria um embaçamento artificial e seu cérebro pode descobrir um meio de focalizar através dele.

Percebo na prática com meus pacientes que este exercício por vezes demora em surtir efeito, porém com sua prática constante, este período é seguido de súbita e significativa melhora.

Alterne este exercício com os outros que já postei, pois como astigmatismo geralmente está associado à outras alterações na visão,todos lhe são úteis. Para resultados mais rápidos e eficazes recomendo que procure um acompanhamento individual no consultório, assim montaremos um programa de exercícios mais adequado para o seu caso.


Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudo indica que falta de exposição ao sol pode causar miopia

Uma das dicas que enviei ano passado falava exatamente sobre a importância de nos expormos à luz solar. Reveja o post http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/11/seus-olhos-gostam-da-luz-natural.html
Pois bem, essa semana um artigo muito interessante foi divulgado no site da Veja. Ele traz um dos princípios que o método Self–Healing sempre pregou, agora com bases científicas comprovadas.
A matéria mostra a ligação da exposição ao sol, e a produção do hormônio dopamina, que previne a miopia. É muito interessante analisar os dados e perceber que crianças que passam mais tempo dentro de casa ou na escola, e menos tempo brincando ao ar livre, têm incidência muito maior de miopia. Por ora, o estudante médio de ensino básico de Cingapura, onde nove em dez adultos são míopes, passam apenas 30 minutos ao ar livre todos os dias, enquanto na Austrália, onde a prevalência de miopia entre crianças de origem europeia é de cerca de 10%, os estudantes passam cerca de três horas em ambientes externos.”
Há anos Meir Schneider nos ensina que os olhos necessitam da luz solar, e que a falta dela prejudica nossa visão. Este estudo veio comprovar um dos aspectos positivos já praticados por nós no método Self-Healing.
Outro aspecto interessante sobre a exposição ao sol tem relação com a produção de melanina. Melanina é uma proteína que irá conferir a pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. Esta proteína é produzida por células denominadas melanócitos.
O mecanismo pelo qual os melanócitos são ativados inicia-se na glândula pituitária, que é conectada aos nervos óticos. Extremamente sensível à luz, a pituitária quando estimulada produz um hormônio que ativa os melanócitos. Proteger os olhos com óculos escuros diminui a produção desse hormônio e torna o processo do bronzeamento mais lento. Consequentemente, o uso de óculos escuros (menor exposição dos olhos à luz do sol) torna a pessoa mais vulnerável à queimadura solar.
Achou interessante? O sol ainda traz muitos e muitos benefícios para nosso corpo, trouxe aqui essa semana somente alguns aspectos da importância da luz solar, especialmente para seus olhos, e como sua privação dela pode trazer malefícios visuais e corporais.
É claro que a exposição ao sol tem de ser moderada, de preferência antes das 10:00 e depois das 16:00. Entretanto sol é vida, não fuja mais dele, aproveite seus momentos ao ar livre e incentive sua família a fazer o mesmo.
Quer saber mais?   
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MEIR SCHNEIDER NO BRASIL. AGENDA DE PALESTRAS E WORKSHOPS EM SÃO PAULO

Depois do sucesso de sua visita ao Brasil em Janeiro deste ano, Meir Schneider, criador do método Self Healing volta ao nosso país para fazer o lançamento internacional de seu mais novo livro:
" SAÚDE VISUAL POR TODA A VIDA"

Não percam a oportunidade de conhecer Meir, ouvir e sentir suas palestras, e praticar um dia inteiro de exercícios com ele em seus workshops!!!

A agenda completa no Brasil você encontra no site www.absh.org.br/agendas  

Aqui em São Paulo:

·         14/06: atendimentos particulares com Meir Schneider
Agendamento com a terapeuta Tatiana Reis Gebrael

·        14/06:  Palestra e Coquetel de Lançamento do livro
“Saúde visual por toda vida” com Bate-Papo com Meir

Local:  Auditório Livraria Saraiva - Shopping Morumbi(Avenida Roque Petroni Júnior, 1089- Itaim Bibi)
Horário: das 19:30 às 22:00 horas
Evento Gratuito, não é necessário fazer inscrição
Informações: Tatiana Reis Gebrael



·        15/06: Palestra Parque Ibirapuera
Horário: das 09:30 às 12:30 horas
Evento Gratuito, mas é necessário fazer inscrição antecipada.
Informações e inscrições: Sylvia Lakeland lakelandsylvia@gmail.com

·        16/06: Workshop para melhoria da Visão

Local: HT Pilates - Consultório Dra.Tatiana Gebrael
 Av: São Gualter, 1949 - Alto de Pinheiros.(Praça Panamericana)
Horário: das 9:00 às 17:00
Investimento: R$300,00 (Caso faça também o workshop corpo, saúde e movimento dia 17/06, terá desconto de R$50,00em cada workshop)
Informações e inscrições: Tatiana Reis Gebrael

·        17/06:  Workshop: Corpo, Saúde e Movimento.


Local: HT Pilates - Consultório Dra.Tatiana Gebrael
 Av: São Gualter, 1949 - Alto de Pinheiros.(Praça Panamericana)
Horário: das 9:00 às 17:00
Investimento: R$300,00 (Caso faça também o workshop para melhoria da visão dia 16/06, terá desconto de R$50,00 emcada workshop)
Informações e inscrições: Tatiana Reis Gebrael

·        18/06: atendimentos particulares com Meir Schneider
Agendamento com a terapeuta Tatiana Reis Gebrael 




Continuando: conhecer a estrutura dos olhos para entender como funciona o Self Healing

Conhecer a estrutura dos olhos nos facilita entender como enxergamos, e como os exercícios oculares atuam melhorando a nossa visão.

Vamos então observar e pensar em outras partes dos olhos, como fizemos na semana passada.

Vejamos ao redor dos olhos. Gosto de pensar os olhos como uma gema de ovo, suspensa por vários elásticos.
o globo ocular, uma estrutura sensível, e composta por mais de 90% água, e os músculos ao redor presos a ela como elásticos, responsáveis pela movimentação ocular.

Quando estamos com a visão fraca e então ilusóriamente apertamos os olhos para ver melhor, causamos uma tremenda tensão nesta musculatura, a ponto de reduzir a movimentação ocular, e de bloquear parte da circulação sanguínea que chega até os olhos. Alongar essa musculatura e fazer automassagem faz com que estes músculos fiquem saudáveis e flexíveis, causando menos tensão no globo ocular.

Outra parte dos olhos que merece nossa atenção é a câmara anterior, que é a região entre a córnea, e o cristalino. Falamos destas estruturas na semana passada, mas não neste espaço entre elas, que é a câmara anterior. Neste espaço  circula o humor aquoso, liquido transparente que tem a função de nutrir à córnea e o cristalino e regular a pressão interna dos olhos.

O humor aquoso é produzido continuamente, circula pela câmara anterior e é escoado, passando por um canal (ângulo). Veja essa animação mostrando a produção e escoamento do humor aquoso. http://neurovisao.zip.net/images/001aqueous_fluid.gif
O equilíbrio entre a formação e a reabsorção do humor aquoso regula a pressão interna dos olhos. Podemos pensar em uma pia, se a torneira está aberta e o ralo desentupido tudo flui normalmente. Entretanto, se o ralo estiver obstruído por algum motivo, a água se acumula, até chegar ao ponto de extravazar para fora da pia. Em nossos olhos, quando o humor aquoso não é escoado, ele não transborda para fora dos olhos, mas sim se acumula e a pressão intraocular aumenta, o que gera pressão também na parte posterior dos olhos, podendo lesionar algumas células do nervo óptico, causando o conhecido Glaucoma.



Pois bem, se melhoramos a circulação interna do humor aquoso, tronando ela mais fluida, e o exercício mais eficaz para isso é o Sunning, ou Ensolar (que praticamos no Parque Villa Lobos), ajudamos essa drenagem por meio do movimento causado pela contração e dilatação da pupila, e assim diminuímos a pressão interna dos olhos.
Grupo fazendo Sunning (banho de sol nos olhos) no Parque Villa Lobos

Cada vez que penso em nossa estrutura ocular e vejo como é possível melhorar seu funcionamento por meio dos exercícios, fico ainda mais motivada a continuar praticando e ensinando sua prática para as pessoas.

Aproveite esse conhecimento você também, e envie suas dúvidas.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
2 sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com