Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Técnicas para PISCAR mais e melhor


Mesmo que você não possua olho seco, ou qualquer outro problema nos olhos, o piscar é muito importante para manter sua visão saudável. Além de estimular a lubrificação ocular, o piscar proporciona alguns milésimos de segundos de descanso aos olhos, na medida em que a pálpebra se fecha.


 

Já escrevi sobre a importância de piscar no tratamento para Olho seco, caso você não tenha lido, ou queira recordar segue o link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/olhos-secos.html

O piscar é automático, assim como a respiração, e talvez seja este um dos motivos de não prestarmos atenção e às vezes até nos esquecermos de realizar estas funções básicas. Portanto, seguem aqui duas dicas para tornar o piscar mais consciente:

·       Massageie seus cílios: Levemente passe seus dedos por seus cílios em um movimento de vai e vem, com os olhos fechados. Procure não tocar sua pálpebra, mas somente seus cílios. Imagine quando piscar que a força que sobe e desce a pálpebra vem dos cílios. Evite piscar com a testa, ou com a mandíbula, pois é isto que fazemos quando estamos tensos. Concentre-se em deixar o restante dos músculos faciais relaxados enquanto pisca.

Depois de massagear os cílios perceba como o piscar se torna mais leve, mais consciente. Aproveite esta sensação para realizar o próximo exercício:

·       Abra e feche os olhos por partes: Abra os olhos, mas muito gradualmente, em estágios – primeiro um quarto, depois metade, depois três quartos, e ao final, por completo. Feche-os da mesma maneira. Depois pisque rapidamente para aliviar qualquer tipo de tensão. Repita essa sequencia diversas vezes.

Estas técnicas podem ser feitas varias vezes ao dia, e são indicadas antes de iniciar a leitura de um livro, ou o uso do computador, pois assim, durante estas atividades você terá mais consciência de seus olhos, e piscará com maior frequência e qualidade.

Está piscando mais agora? Se sim, muito bom, seus olhos agradecem.
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exercícios para os olhos de crianças com estrabismo e ambliopia


Em razão do mês das crianças as últimas dicas de saúde visual foram todas voltadas para elas. Salientei o quanto o brincar é importante para dar sentido ao cuidado e exercícios para os olhos, e que as brincadeiras e brinquedos mais simples e genuínos são aqueles que mais fazem bem para elas.

A mesma linha de pensamento segue para com as crianças que possuem estrabismo (desvio dos olhos) e, ou ambliopia (olho preguiçoso). Todas as brincadeiras e dicas passadas até agora são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois nas duas alterações visuais o esforço para ver é grande e muito stressante para a criança.
A visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante. Por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia.

Em posse destas informações poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê a oclusão pode ser feita com a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam no consultório a dificuldade da criança em acostumar com o uso do tampão. Uma forma de facilitar esta adaptação é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo também nos bichinhos de pelúcia da casa. Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta-retratos. Seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função.
Colocar o tampão também nos briquedos facilita a adaptação

Brincar de pirata usando o tampão
Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de Súper Heróis. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)

Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos 4 anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.

As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Veja os exemplos abaixo:
Brincadeiras em parques ao ar livre são sempre indicadas, com ou sem tampão
Brincar com Bexigas e movimento (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)
Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, disco
Ao mesmo tempo que pula corda acrescente jogar bolas (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)

Brinquedos que estimulam de mira e foco também são indicados como, acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo.
Acertando a bola na boca do palhaço - estimulando o foco e a noção de distância. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)
Bricar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e a mudança de foco.


Termino me colocando a disposição para qualquer duvida e orientação. Existem muitos outros jogos e brincadeiras visuais, especificas para cada caso. Experimente! Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Exercícios visuais e dicas para crianças com miopia e hipermetropia


Exercícios visuais por meio de brincadeiras são importantes para todas as crianças, mas são extremamente essenciais para aquelas que possuem miopia ou hipermetropia. Há muito que fazer além do uso dos óculos. Não deixe de levar a criança com frequência ao oftalmologista, seguir suas orientações, e em paralelo praticar as brincadeiras e jogos visuais das dicas anteriores e mais algumas complementações que se seguem.

Míopes e hipermetropes possuem características comportamentais e corporais diferentes. Geralmente míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto. Já os hipermetropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro, responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe. Compare com as pessoas que você conhece e comprove estas características. Em meu consultório praticamente todos os pacientes míopes ou hipermetropes se encaixam nestes perfis.

Aproveite estas informações e estimule na criança exatamente as habilidades e tendências que ela não está acostumada a apresentar. Cante, dance, pinte, estimule lembranças do passado, e a visão ao longe dos pequenos com miopia. Brinque com números, estratégias, jogo da memória e a visão de perto com as crianças hipermetropes.

Estimular os dois lados do cérebro ao mesmo tempo é interessante para quem possui miopia ou hipermetropia. Conseguimos isso por meio do movimento cruzado, pois o lado direito do cérebro ativa o movimento no lado esquerdo do corpo, e vice-e-versa. Engatinhar e rastejar são exemplos de movimentos cruzados, que movem o lado direito e esquerdo do corpo, ativando assim os dois lados do cérebro. Outro movimento cruzado simples é marchar e ao mesmo tempo tocar com a mão direita o joelho esquerdo, e com a mão esquerda o joelho direito. Dançar ou cantar uma música enquanto faz esse movimento é uma boa brincadeira para as crianças.
Movimentos cruzados estimulam os dois lados do cérebro e auxiliam no tratamento visual

O palming com histórias é benéfico também para ambos. Nos hipermetropes, enquanto cobre os olhos, estimule a imaginação de objetos em miniatura, grãos de areia, formigas etc.

Massagem, movimento e brincadeiras ao ar livre devem ser intensificadas nos dois casos também. Cama elástica, pular corda, bicicleta, todos os tipos de jogos com bolas são indicados.

Outra técnica interessante para míopes e hipermetropes é a mudança de foco para perto e longe. Utilizando miniaturas peça para a criança olhar para a miniatura, e alternar o olhar para o objeto original colocado ao longe. Imagine uma linha ligando a miniatura ao objeto, por exemplo, olhar para uma panelinha de brinquedo, seguir uma linha imaginária e olhar para uma panela de verdade colocada há mais de 5 metros da criança, e depois voltar a olhar para a panelinha. Repita com vários objetos diferentes dentro e fora de casa.

Estas são algumas dicas especiais e relativamente simples de serem aplicadas nas crianças com alterações visuais. Outras técnicas mais específicas são utilizadas no tratamento no consultório, variando de caso a caso.

Em todos os casos procure ouvir a criança, ajudá-la a expressar seus sentimentos, a aceitar-se e amar-se com ou sem problema visual.

Semana que vem outras dicas para os pequenos com estrabismo e ambliopia.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

GRUPO DE EXERCÍCIOS VISUAIS ESPECIAL PARA CRIANÇAS - repetiremos no dia 20 de outubro

Gostaria de agradecer a presença de todos ao grupo de exercícios visuais especial para crianças realizado no último dia 13 de outubro.

Conseguimos realizar muitas brincadeiras, nos divertir, e ao mesmo tempo exercitar nossos olhos.

O vento e frio atrapalharam algumas atividades então, neste sábado, dia 20 de outubro, às 9:00 repetiremos o grupo no mesmo formato, com novas brincadeiras e brinquedos!!

Venha se divertir conosco no Parque Villa Lobos (SP), convide seus amigos e familiares, e o mais importante, traga a criança que existe dentro de você!!




MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Exercícios para os olhos das crianças


Essa semana continuo com as dicas para melhorar a visão das crianças por meio de brincadeiras e jogos visuais.

Como todos sabem, neste sábado dia 13 faremos o grupo especial com exercícios divertidos e brincadeiras para crianças de 0 a 90 anos!! Começaremos um pouco mais tarde, às 9 horas, para que todos possam dormir 30 minutinhos a mais, e vir com muita energia e alegria para as brincadeiras que realizaremos juntos. Caso chova faremos o grupo na cobertura do anfiteatro, e se o clima atrapalhar algumas brincadeiras repetiremos todas no sábado do dia 20 de outubro.

Dicas para ter uma boa visão – Terapeuta Tatiana Reis Gebrael

Semana passada vimos que muitos dos exercícios visuais do método Self-Healing podem ser utilizados em crianças por meio de brincadeiras e jogos visuais. Trago para vocês hoje mais algumas brincadeiras e técnicas com base em minha experiência com crianças no consultório e nos princípios de Meir Schneider.

Muitas vezes recomendei a massagem ou automassagem para nós adultos como forma de relaxamento visual e corporal. Ela é muito benéfica também para os pequenos. Desde bebês podemos massageá-los com a técnica da Shantala, ou com toques suaves na região das costas, cabeça, pescoço e face, mesmo sem técnica. Torne a massagem uma rotina da família. Essa troca aproxima as pessoas, favorece a relação familiar, e ajuda a criança a dispersar as tensões, pois sim, elas também passam por stress visual durante seu dia. A hora de dormir pode ser um momento agradável para isso.

Crianças fazendo o "trenzinho da massagem", uns massageando os ombros dos outros no intervalo escolar.
Outro exercício essencial é o palming. (http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html É possível as crianças conseguirem cobrir os olhos por alguns minutos? Sim, quando o tempo é ocupado de forma lúdica e significativa para elas. Você mesmo pode empalmar os olhos dela, alternando com ela própria fazendo o palming. Um jeito de entreter os pequenos é contar histórias enquanto cobre os olhos. Peça para imaginar a história que você está lendo, ou inventar uma nova.



A visão periférica pode ser estimulada como nos adultos, colocando um pedaço de papel preto entre os olhos. (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/visao-de-craque-estimulando-visao.html Corte o pedaço de papel menor (cerca de 3 x 4 cm) e aproveite para brincar com jogos com bolas e movimento. Luzes que brilham no escuro são muito atraentes também. Com o cartão entre os olhos, balance e peça para a criança balançar as luzes na lateral da visão, imitando o seu gesto.

O olhar da criança naturalmente é atento e curioso, mas podemos estimulá-lo ainda mais. Uma brincadeira interessante é pedir para ela olhar atentamente um desenho ou uma figura de revista, depois fechar os olhos e tentar lembrar-se de todos os detalhes da imagem. Aquele que se lembrar de mais detalhes ganha o jogo. Você pode perguntar de que cor era a blusa da menina? ou Quantas nuvens havia no céu?

Outra brincadeira que ajuda a movimentação ocular e a visão dos detalhes é o tradicional “jogo dos sete erros”, ou os jogos de busca visual como “onde está o Wally”, nos quais a criança varre as imagens com os olhos procurando por algo em específico. O importante é não exagerar nestes jogos para não cansar seus olhos e os olhos dos pequenos.

Gostou das ideias? Se sim, procure colocá-las em prática com seus parentes, alunos, conhecidos, e assim ajudar os pequenos a crescer com olhinhos saudáveis, prevenindo problemas futuros de visão. Semana que vem tem mais dicas de brincadeiras, agora específicas para crianças com miopia e hipermetropia.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Método Meir Schneider Self Healing para crianças


Neste mês das crianças preparei uma série de dicas para cuidar da visão dos pequenos, transformando os exercícios visuais e corporais em brincadeiras. Tenho um prazer especial em compartilhar este tema, pois ao longo destes anos trabalhando com o método Self-Healing em meu consultório, pude conviver e ajudar muitas crianças na busca de uma boa visão simplesmente brincando e se divertindo, existe coisa melhor?




A como é bom ser criança, só comer, crescer, dormir e brincar, já dizia Toquinho. Será que hoje em dia é só isso mesmo?
Hoje os cientistas estão descobrindo o que toda mãe já desconfiava, as crianças nascem com inteligência e percepção muito maior do que se dizia antigamente. E o que nós fazemos? Compramos um computador de presente para uma criança de 2 anos de idade, brincamos com ela dentro de casa, sob luz artificial insistimos para lerem livros, assistirem desenhos na TV e jogarem vídeo game 3D...
A epidemia evidente dos problemas de visão está muito ligada a isso. Estudos já comprovam que crianças que não brincam ao ar livre e ficam muito tempo estudando e brincando em sala fechada tem 90% mais chances de desenvolver miopia.
As brincadeiras mais inocentes e os brinquedos mais simples estimulam as crianças sem trazê-las problemas na visão e no corpo. Confie no ritmo e na inteligência inata.
Uma das principais dicas para a visão das crianças está na brincadeira ao ar livre. Procure brincar em ambientes abertos, com luz solar, e prefira escolas com amplo espaço e atividades ao ar livre.
As técnicas de estimulação e relaxamento visual do método Self-Healing podem ser aplicadas até nos bebês, adaptando para cada idade e por meio de brincadeiras. Seguem aqui algumas ideias de como adaptar os exercícios visuais para crianças:
·        Olhar longe 
 (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/enxergando-longe.html) – Soltar pipa, ver desenho em nuvens, procurar passarinhos nas árvores, lançar discos e bolas à longa distância são alguns exemplos de brincadeiras que podem ser feitas para estimular o olhar longe nas crianças.
·         Balanço longo
 (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/12/melhore-seu-foco-e-sensacao-de.html) – Com crianças pequenas este exercício pode ser feito com elas em seu colo. O balanço e o movimento são muito benéficos para a visão dos pequenos. Brincadeiras em balanços nos parques, cama elástica ou redes desenvolvem o equilíbrio e ajudam a estimular os movimentos oculares. Para trabalhar o foco e a fixação visual acrescente jogar bolas enquanto brinca no balanço.


Tratamento por meio de brincadeiras no consultório

·         Vocês se lembram do exercício Sunning? (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html) Podemos banhar o bebê de luz solar mesmo ele ainda estando na barriga. Ele pode sentir a vibração da luz, e isso estimula o desenvolvimento de sua percepção visual. Ensine os pequenos a gostar do sol desde cedo. Eles irão imitar os adultos, se você fugir do sol e sempre usar os óculos escuros, o que esperar de seus filhos? O Sunning pode ser feito desde cedo com músicas infantis. Músicas rítmicas ajudam a movimentar a cabeça de um lado para o outro, e o mesmo pode ser feito contanto e estimulando a aprendizagem dos números.
  Nas próximas dicas enviarei mais ideias de brincadeiras, e como trabalhar com problemas específicos como desvio dos olhos, miopia, hipermetropia e astigmatismo. Enviem suas dúvidas!