Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estimule sua mácula - visão central


Olá! Como disse no post da quinzena passada, hoje envio um exercício especial para quem possui Degeneração Macular, e buracos maculares, utilizando os óculos com furinhos.

Enviei uma dica sobre os óculos com furinhos (reticulados), explicando nossa visão sobre seu uso, e seu propósito. Reveja estas informações antes de ler esta dica de hoje no link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/10/os-oculos-com-furinhos-yoga-para-os.html


Os óculos reticulados são óculos opacos cujas lentes são perfuradas por inúmeros buracos minúsculos. Esses buracos direcionam a luz para pequenas porções da retina, auxiliando instantaneamente seu foco. Após retirá-los eles não continuam melhorando sua visão, ou seja, somente funcionam naquele momento.

Em meu consultório utilizo estes óculos, juntamente com os outros exercícios visuais, como mais uma ferramenta para auxiliar na retirada aos poucos dos óculos de grau, para quem possui miopia por exemplo, pois os óculos reticulados, como melhoram a leitura, podem substituir as lentes corretivas.

Para quem possui problemas na mácula, os óculos com furinhos podem ser utilizados para enviar luz e informação visual mais direcionada exatamente para essa região central da retina, auxiliando em sua recuperação.

Faça o seguinte: Coloque os óculos e leia a tabela visual, ou uma placa com letras ao longe (de 2 a 6 metros de distancia). Observe como é sua visão com e sem ele. 80 porcento das pessoas percebe uma melhora instantânea na leitura das letras. Se esse for o seu caso, então vamos adiante.
 

Agora com uma fita crepe cubra toda a volta das lentes, deixando livre somente uma pequena região bem central da lente. Perceba se o centro de cada lente é exatamente o centro de cada um de seus olhos, e faça os ajustes com a fita.

Agora somente sua visão central está funcionando, pois a visão periférica está obstruída pela fita crepe.
 

Olhe novamente para o quadro de letras, agora certamente estará mais difícil, mais não desanime, é exatamente essa região mais afetada que queremos estimular.

Às vezes é impossível ver qualquer letra somente utilizando a visão central. Se esse for o seu caso, vá para um quarto escuro, e estimule essa região olhando para luzes piscantes e coloridas. Veja exercício semelhante no link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/04/estimulacao-visual-com-luzes.html

Se conseguir ver a letra, preste atenção em seus detalhes. Contorne a letra com os olhos, percebendo os limites de onde ela começa e termina. Em seguida, feche seus olhos e imagine a letra bem nítida, volte a olhar para o cartaz e repita o exercício com as outras letras.

Lembre-se de descansar a visão no palming (http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) ou massagem a cada 2 a 3 min de exercício para não cansar seus olhos.

“No caso de patologias da mácula, pode ser que algumas células ainda estejam vivas, mas normalmente estão adormecidas e não estão sendo ativadas. Olhar para o quadro de letras, apenas com a área nebulosa no seu campo central, tornará a sua visão mais clara. Até mesmo uma leve clarificação pode fazer uma grande diferença para o seu sistema visual, porque isso alivia o fardo que sobrecarrega o restante das células” Meir Schneider.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tratamento natural para Degeneração macular e Buracos maculares


Degeneração macular é hoje uma das principais causas de perda de visão no mundo todo. A mácula é uma pequena região localizada bem no centro de nossa retina, medindo 1 a 2 milímetros, e responsável por nossa visão de detalhes, ou seja, quando você está olhando para o rosto de uma pessoa, e foca no nariz dela, olhando os pequenos detalhes, quem está funcionando é sua mácula.

Luz inserindo na Mácula



A degeneração destas células da macula, acreditamos que seja por 3 razões: Uso excessivo da visão de perto, uso reduzido da visão longe, e olhar fixamente, sem movimentar os olhos. Tudo isso provoca tensão e sobrecarga na visão central, e muito pouco uso de nossa visão periférica, principalmente nas pessoas que utilizam óculos todo o tempo.

O buraco macular também pode ser causado por estas tensões, incluindo a tensão no vítreo (geleia que preenche o olho), o que faz com que ele se descole e traga junto com ele pedaços da mácula. O buraco que acontece na macula pode também estar associado à altas miopias e traumas, o que comprova ainda mas que a tensão pode provocar este problema.

Restabelecendo as funções naturais dos olhos, e usando-os em melhores condições, podemos melhorar muito a visão de quem possui estes problemas.

Os exercícios abaixo podem ser feitos também para prevenir a degeneração e o buraco, assim como tratá-los:
·       Pratique o palming (http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) várias vezes ao dia (3 a 4 vezes), durante no mínimo 6 minutos, a fim de reduzir a tensão em seus olhos.

·         Não tenha medo do sol, isso é importantíssimo, pois muito se diz que o sol causa degeneração, e isso não é verdade. Não existe pesquisa que comprove que a exposição normal ao sol cause problemas visuais. Nossa experiência demonstra que você precisa do sol agora mais do que nunca, pois é sua luz intensa que estimulará as células da mácula. Faça o sunning (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html) todos os dias de 10 a 20 minutos.

·       Movimente seus olhos. Olhar fixamente e sem piscar prejudicará sua visão, e deixará seu olhar congelado. Pratique os exercícios do link (http://www.metodoselfhealing.blogspot.com/2011/10/mantenha-seus-olhos-em-movimento.html) e leve esse hábito para toda sua vida.

·       Olhe longe. Movimente seu olhar também quando olha à distância. http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/enxergando-longe.html

·       Olhe para os detalhes, estimulando exatamente as células da mácula. Não desanime, pois será difícil, já que a visão central é provavelmente a sua mais prejudicada. Insista e relaxe, apenas enviando estímulo e a intenção de ver para esse local. Veja dois exercícios interessantes para estimular a macula nos links: http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/01/olhando-detalhes.html , http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/10/enxergue-rostos.html
Praticando o exercício de olhar detalhes utilizando rostos de revistas no Grupo de exercícios do Parque Villa Lobos

·       O Balanço longo é muito eficaz também para descongelar seu olhar. Pratique várias vezes por dia. http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/12/melhore-seu-foco-e-sensacao-de.html

·       Descansar sua visão central, estimulando sua visão periférica também é muito positivo. Veja o exercício no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/visao-de-craque-estimulando-visao.html.

·       Há também um exercício interessante utilizando os óculos com furinhos. Na próxima quinzena postarei aqui no blog este exercício, mas por enquanto comece praticando os anteriores.

Não permita que sua idade o detenha. Nossos pacientes mais bem sucedidos com o tratamento muitas vezes já passaram dos 70, e ainda continuam melhorando a visão.

Os exercícios anteriores são muito utilizados por mim no consultório, porém dependendo de cada caso utilizo outras técnicas visuais e corporais. Recomendo que experimente alguns deles, mas em paralelo procure também um atendimento mais individualizado para o seu caso.

Quer saber mais?

Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
2 sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com