Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TEREI TEMPO PARA MEUS OLHOS EM 2012?

Olá
Eis a nossa última dica de 2011, assim como o último grupo gratuito aos sábados no parque esse ano. Queria expressar o quanto foi maravilhoso compartilhar conhecimento com vocês tanto pelos e-mails, como pessoalmente. Obrigada por todas as mensagens, todas as trocas de experiência, tantas conquistas e alegrias.....Encontramos-nos agora dia 17 de dezembro no Villa Lobos, e depois faremos uma pausa até dia 14 de Janeiro de 2012, quando retomaremos com os encontros aos sábados e também com as dicas semanais!
Todas estas semanas aprendemos o quanto é importante cuidar de nossos olhos. Relaxamos na massagem, olhando longe, empalmando os olhos e respirando profundo. Aprendemos como fazer uma leitura mais saudável e em condições melhores para os olhos. Movimentamos o olhar, piscamos e entendemos como prestar a atenção em detalhes faz a diferença ter uma visão clara. Aprendemos quais os alimentos nos ajudam a ver melhor. Estimulamos a visão periférica, antes ignorada. Descansamos a vista cansada, soltamos nosso pescoço e nossa imaginação. Entendemos como funciona nossa visão na luz e na escuridão, e como ela é afetada por nossas emoções. Até alongamos os olhos.
Quanta coisa boa para a visão... Se você praticou conosco ou sozinho em casa essas dicas tenho certeza de que sentiu o quanto seus olhos podem melhorar. Recebi muitos e-mail e depoimentos de pessoas que descobriram uma nova forma de VER o mundo.
Porém, há muitas pessoas que acham difícil criar um programa de exercícios oculares em suas vidas. Há muitas razões para isso. Uma delas é que os exercícios são tão simples, que por vezes as pessoas não conseguem acreditar que eles estão fazendo algo. Outra razão é a resistência emocional, que pode ser a impaciência ou o puro tédio. Não gostamos de nos confrontar com o fato de termos uma visão fraca, ou quando temos uma visão perfeitamente normal, e que por tanto tensionar os olhos em nossa rotina essa visão se torna um pouco embaçada, não temos confiança e paciência necessárias para os exercícios, e sim preferimos o imediatismo de pegar os óculos.
A cada final de ano refletimos sobre o que fizemos e vamos fazer, e a dica de hoje é simplesmente pensar em tudo o que os seus olhos fazem por você, imagine sua vida sem eles. Mesmo os olhos mais míopes tornam a vida muito mais fácil e interessante para quem os possui. Se há alguma parte sua que merece atenção, são seus olhos.
Desejo festas muito coloridas e nítidas para todos vocês e que em 2012 cada um encontre mais tempo para cuidar de si mesmo e de seus olhos. Contem comigo para isso!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Você sabia que podemos alongar os olhos?

Essa semana uma nova dica para deixar seus olhos mais flexíveis e saudáveis! Estamos chegando perto do último grupo gratuito no Parque Villa Lobos do ano! Vamos até dia 17 de dezembro, e depois faremos uma pausa até dia 14 de Janeiro de 2012, quando retomaremos com os encontros aos sábados! Aproveitem esse finalzinho de 2011 para exercitar seus olhos conosco!
Você sabia que podemos alongar os olhos?
Nas academias ou nos parques fazemos alongamentos para vários músculos das pernas, dos braços, tronco etc... E o que move nossos olhos? Músculos extra oculares, ou externos, pois é, fibras musculares semelhantes as que temos em todo nosso corpo.
Músculos Extra Oculares

Portanto, se são músculos semelhantes, podemos alongar suas fibras e torná-las mais flexíveis. Com isso nossa movimentação ocular se dá de maneira mais solta e relaxada, e você terá músculos externos dos olhos mais fortes, flexíveis e mais fáceis de serem controlados.
O exercício de alongamento abaixo é excelente também para míopes, hipermetropes, e adultos ou crianças com desvio ocular (estrabismo).
Olhe o mais longe que puder para a direita, durante 5 segundos. Neste tempo faça também 5 piscadas, para não se esquecer de piscar. Deixe sua cabeça para frente e só mova seus olhos para a direita, sem mover a cabeça para a direita. Durante os 5 segundos que estiver olhando para a direita e piscando, sinta como os músculos dos olhos se alongam.
Após 5 segundos, volte seus olhos para o centro, pisque e faça o mesmo para a esquerda, depois para cima e para baixo, sem mover a cabeça, somente os olhos, mantendo-os 5 segundos em cada direção.
Você pode fazer o alongamento também nas diagonais. Olhando para o canto superior direito e esquerdo, e canto inferior direito e esquerdo, uma de cada vez.


Depois de alongar para todas as direções mova os olhos em círculos, de 3 a 5 vezes para cada direção, piscando e massageando a região das sobrancelhas e testa.
Pratique esse exercício quantas vezes quiser, em qualquer hora do dia, porém ele nunca pode provocar cansaço, ou seja, procure fazê-lo sem tensão, piscando suave e respirando profundo !

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Melhore seu foco e a sensação de movimento enquanto você olha!

Hoje envio uma dica para melhorarmos nosso foco e nossa visão em movimento!!! Sábado no Parque levarei uma maquete dos olhos para explicar como funcionam todas as estruturas, e como elas são afetadas pelos exercícios visuais, aproveitem!!
Em todas estas semanas de dicas para se ter uma boa visão falamos sobre o relaxamento dos olhos e muitas vezes também sobre a movimentação ocular.
Tendemos com o passar da idade a ficar com nosso olhar fixo, sem movimento. Isso porque não focamos os detalhes, e sim passamos por eles sem percebê-los, muito pelo excesso de informação dos dias atuais, e muito pela falta de interesse em olhar.
O exercício de hoje aumenta a sensação de movimento enquanto você olha. Você pode praticá-lo várias vezes ao dia, e isso aprimorará a sua visão de foco, mesmo em movimento. Ele se chama Balanço Longo:
Fique em pé, com as pernas bem separadas, e um dos braços estendido. Coloque seu indicador à 60 cm de seu rosto, alinhado com seu nariz, e olhe para a unha desse dedo, focalize-a. Mova seu braço e seu tronco para a esquerda e para a direita, fazendo um balanço, sem deixar de focalizar a unha, siga-a com os olhos. Mova a cabeça de modo que seu nariz sempre esteja em direção ao seu dedo.
Perceba que quando você focaliza o dedo ao mesmo tempo em que balança seu braço e seu corpo de um lado para o outro, tudo ao seu redor se movimenta na direção oposta. Pisque e não perca o foco, mesmo em movimento.
Depois de 1 min, ou quando cansar troque o braço que está estendido, e faça a mesmo exercício utilizando o outro braço. Movimente seu tronco de maneira relaxada e nunca deixe de piscar.
3 minutinhos algumas vezes ao dia, ajudará a melhorar seu foco e a sensação de movimento enquanto você olha !