Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Exercícios visuais para RETINOSE PIGMENTAR


Retinose pigmentar é uma doença hereditária que causa degeneração progressiva da retina. Na maioria dos casos há perda de visão periférica, dificuldade de adaptação ao escuro, e sensibilidade à luz.

Segundo Meir Schneider, embora a Retinose seja hereditária, o stress normal da vida, e o próprio stress da perda visual podem exacerbar o processo de piora da visão.

Em minha experiência com pacientes com Retinose percebo que a prática dos exercícios pode além de desacelerar a progressão da doença, também recuperar células que não estão mortas, mas adormecidas no campo visual, esperando por um estímulo.

Todos os exercícios e dicas até agora são interessantes, mas segue abaixo os principais, lembrando que é importante passar por uma avaliação individual, assim é possível montar uma rotina de exercícios que melhor se adeque ao seu caso:




·         Olhar para detalhes

· Estimular a visão periférica – http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/visao-de-craque-estimulando-visao.html O mesmo exercício é interessante ser realizado no escuro, estimulando a periferia da visão com luzes piscantes (http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/04/estimulacao-visual-com-luzes.html)

Estimulando a visão periférica no Parque Villa Lobos

·           Exercitar os olhos no escuro pelo menos 2 vezes por semana http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/09/exercite-seus-olhos-no-escuro.html

Termino com uma frase de Meir Schneider em seu livro Saúde visual por toda a vida, e dizendo que estou à disposição para dúvidas e esclarecimentos sobre a dica de hoje. “As pessoas que se curam são aquelas que encaram o problema com naturalidade. Eu posso ser baixo, posso ser alto, posso ter catarata, ter retinose pigmentar, posso ser manco; de qualquer modo, sou uma pessoa completa, estou bem e tenho que lidar tanto com os meus problemas quanto com os meus triunfos”

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
2 sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coordenação motora: quebrando tensões visuais e corporais


Hoje uma dica sobre coordenação motora e relaxamento corporal e visual. Em breve mais informações sobre o grupo especial para o dia das crianças, dia 13 de outubro, com exercícios divertidos e brincadeiras que melhoram a visão tanto dos adultos como dos pequenos.


Um jeito diferente de relaxar o corpo, e consequentemente os olhos, é a prática dos exercícios de coordenação motora. Eles funcionam muito bem para soltar os músculos do pescoço, por exemplo, o que facilita a circulação sanguínea para seus olhos.

Fazer vários movimentos ao mesmo tempo, ativa os dois lados do cérebro, possibilita o surgimento de novas conexões nervosas, novas formas de se movimentar, e por consequência quebra tensões e padrões que possuímos.

Existem muitas variações dos exercícios de coordenação motora, segue abaixo um exemplo para ser praticado:

Deite de barriga para cima, com os cotovelos apoiados no chão (ou na cama), e gire ampla e lentamente os dois antebraços ao mesmo tempo, com os punhos e mãos bem soltos, enquanto respira devagar e profundamente.
Ao mesmo tempo, com os pés apoiados no chão (ou na cama), dobre e estique os joelhos alternadamente (enquanto um dobra o outro estica), deslizando os pés pelo chão.
Quando sentir que dominou estes dois movimentos ao mesmo tempo acrescente virar o pescoço de um lado para o outro, deixando a cabeça apoiada no travesseiro (simulando um sinal de “não” com a cabeça)

Muita coisa? É difícil para você coordenar tudo ao mesmo tempo? Repita cerca de 30 a 50 vezes estes movimentos.

A maioria das pessoas sente dificuldade neste exercício, portanto se você for uma delas não desista, pois a prática tornará tudo mais fácil e possível. Até mesmo porque quanto maior sua dificuldade significa que sua necessidade de fazer este exercício também é maior.

Se estes 3 movimentos simultâneos são relativamente fáceis para vocês, então acrescente à eles o movimento de abrir e fechar a boca.

Agora o mais interessante: Seu pescoço está mais solto? Movimente sua cabeça em círculos e sinta como seu pescoço está mais relaxado.

Quer saber mais?

Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Relaxando os músculos da face - soltando a mandíbula


O relaxamento dos músculos da face é muito importante no tratamento visual. Ao esforçar os olhos, geralmente contraímos os músculos do rosto, o que por consequência limita a circulação sanguínea da área e prejudica nossa visão.

Os músculos da mandíbula podem ficar muito rígidos em períodos de intensa concentração e esforço, e em momentos de raiva e stress.

Soltar a mandíbula aumenta o fluxo sanguíneo para o rosto, e ajuda a relaxar os músculos ao redor dos olhos.
 

Experimente abrir e fechar a boca o mais amplo possível, e sinta se há alguma tensão neste movimento. Massageie toda a área com as pontas dos dedos em movimentos circulares, batidinhas e vibrações. Você pode beliscar a região com seu dedo indicador e polegar com a pretensão de “soltar” a pele do músculo, por diversas vezes.

Com a ajuda de suas mãos alongue a mandíbula para baixo, abrindo amplamente a boca, e para cada um dos lados. Movimente em círculos amplos em ambas as direções.

Encha as bochechas, e movimente o ar dentro da boca, de um lado para o outro, alongando os músculos e a pele.
 

Agora abra e feche a boca novamente. Sente a área mais relaxada? O movimento ficou mais amplo e fácil? Sua testa, olhos e pescoço estão mais relaxados?

Se sentir vontade de bocejar faça isso com muita satisfação, pois o bocejo relaxa toda a região da mandíbula.

Tenho experiência com pacientes que incorporaram a soltura da mandíbula em suas rotinas, e além de melhorar a saúde visual, conseguiram resultados muito positivos no tratamento de disfunções na articulação temporomandibular (ATM), bruxismo (ranger os dentes ao dormir), dores de cabeça e zumbido.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exercite seus olhos no escuro


Postei semana passada uma dica do exercício Sunning (Ensolar), que fortalece nossa adaptação à luz e à escuridão. Esta semana escrevo sobre um exercício complementar ao sunning, o passeio noturno.
Para isso vamos imaginar como era a rotina de nossos antepassados antes da energia elétrica. Naquele tempo o descanso chegava juntamente com o anoitecer. Não havia luz elétrica, televisão, computador, celular, facebook, e-mail, etc, etc, etc...
Depois de um dia de trabalho, geralmente ao ar livre, no campo, a noite chegava e era hora de relaxar, olhar para as estrelas, conversar com a família e dormir.
Não serei hipócrita de criticar aqui os benefícios da energia elétrica para nossa sociedade, como já disse outras vezes, sem estes recursos como seria possível enviar as dicas semanais?
Pois bem, o segredo é sabermos lidar com a avalanche de luz artificial e aparatos eletrônicos que fazem parte do pacote do nosso mundo moderno.
Uma forma de compensar o stress e a sobrecarga que a luz artificial causa a seus olhos, é sempre que possível, fazer um passeio noturno, ou seja, caminhar tendo unicamente a luz das estrelas e da lua para iluminar o seu caminho.
Sei também que é muito difícil conseguir um local seguro e sem luz para caminhar, se você possui um refúgio como este é um privilegiado, não deixe de aproveitá-lo.
Caso você, como eu, não tenha essa facilidade, pode simular o passeio noturno em seu quarto escuro. O importante é não ficar parado, simplesmente olhando para a escuridão. Caminhe pelo quarto, de frente, de costas, sente-se no chão com as pernas cruzadas e movimente seu tronco em círculos, se massageie e rotacione seu pescoço em ambas as direções, ou faça outro movimento agradável à você.
“Bastam 3 ou 4 minutos para que as pupilas se dilatem até nove vezes o tamanho que elas têm durante o dia; 40 minutos para ativar os bastonetes (células da retina que sentem o movimento e a periferia); e 50 minutos para utilizar seus olhos em seu pleno potencial.”Meir Schneider.
Esta dica é especialmente eficaz para quem possui Retinose Pigmentar ou Miopia, pois além de relaxar os olhos também ativa a visão periférica.



 

E para finalizar pessoal, não se culpem por chegar em casa e não checar o e-mail, não ligar a televisão, ou não assistir aquele vídeo engraçado na internet. Permita-se desligar, desconectar. Seja dono de seu próprio tempo, e permita-se o lazer e o descanso.
Aproveite de verdade o seu feriado!!!
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com