Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exercícios para os olhos de crianças com estrabismo e ambliopia


Em razão do mês das crianças as últimas dicas de saúde visual foram todas voltadas para elas. Salientei o quanto o brincar é importante para dar sentido ao cuidado e exercícios para os olhos, e que as brincadeiras e brinquedos mais simples e genuínos são aqueles que mais fazem bem para elas.

A mesma linha de pensamento segue para com as crianças que possuem estrabismo (desvio dos olhos) e, ou ambliopia (olho preguiçoso). Todas as brincadeiras e dicas passadas até agora são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois nas duas alterações visuais o esforço para ver é grande e muito stressante para a criança.
A visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante. Por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia.

Em posse destas informações poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê a oclusão pode ser feita com a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam no consultório a dificuldade da criança em acostumar com o uso do tampão. Uma forma de facilitar esta adaptação é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo também nos bichinhos de pelúcia da casa. Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta-retratos. Seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função.
Colocar o tampão também nos briquedos facilita a adaptação

Brincar de pirata usando o tampão
Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de Súper Heróis. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)

Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos 4 anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.

As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Veja os exemplos abaixo:
Brincadeiras em parques ao ar livre são sempre indicadas, com ou sem tampão
Brincar com Bexigas e movimento (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)
Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, disco
Ao mesmo tempo que pula corda acrescente jogar bolas (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)

Brinquedos que estimulam de mira e foco também são indicados como, acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo.
Acertando a bola na boca do palhaço - estimulando o foco e a noção de distância. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos - SP)
Bricar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e a mudança de foco.


Termino me colocando a disposição para qualquer duvida e orientação. Existem muitos outros jogos e brincadeiras visuais, especificas para cada caso. Experimente! Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

23 comentários:

  1. dra@ meu email para contato é gi-viana@hotmail.com.br. obrigada pela atenção.giselda cristina viana

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tem 10 meses e tem extrabismo os olhos �� desvia para dentro..o medico passou o tampao durante 6 meses ja faz 4 meses q ele usa mais ainda não vir um resultado positivo não....tem cura ???? A cirurgia quando pode ser feita ???? Fico desesperada ao ver ele assim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dea silva
      A estimulação visual pode ajudar muito seu filho. Ele faz algum tipo de tratamento desta natureza?
      A oclusão ajuda, mas existem outros exercícios e estimulações que podemos fazer com ele também.
      Peço para entrar em contato em meu e-mail pessoal tatiluisa@gmail.com e me passe mais detalhes para eu poder te ajudar ok? Fique tranquila, vai dar tudo certo.
      Abraços

      Excluir
  3. Dra Tatiana. Minha filha foi diagnosticada com ambliopia com 4 anos com 1,75 no olho direito e fiquei chateada pq levei ela com 2 anos ao oftalmo e sempre reclamei ao pediatra que o olho lacrimejava muito e falavam que era normal e não diagnosticaram. Perdi dois anos importantes de tratamento. E a escola tmb teria sido fundamental nesse processo de orientação da importância da consulta ao oftalmo até os três anos e que a má visão pode ser revertida até os sete anos principalmente. Mas eles nem sequer sabiam e colocaram como esta uma obrigação quase que exclusiva do pediatra e da família. Mas pediram para passar indicação pensando em palestra na escola. Você faz palestras em escolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra...fique tranquila, tenho resultados positivos no consultório em pacientes com 30 anos e amblíopes, praticando os exercícios visuais... Este protocolo de que a visão só se desenvolve quando pequeno é muito antigo, de 1960 para você ter uma noção.. médicos e optometristas mais atualizados já sabem que a visão se desenvolve toda a vida, não só nesta idade.. Portanto, aconselho que inicie os exercícios visuais com sua filha sim, há muito ainda o que ser feito, não desista.... Quanto às palestras em escola, sim já fiz muitas, e estou à disposição ok?.... Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail dratatianagebrael@gmail.com, ou meu telefone (11) 989494345. Grande Abraço

      Excluir
  4. Boa noite!

    Me operei de estrabismo aos 5 anos de idade. Hoje tenho 35 anos e o resultado da cirurgia foi muito satisfatório, contudo, ainda percebo um pouco de estrabismo em mim. Algo quase imperceptível e que não incomoda. No entanto, descobri há alguns anos que sou incapaz de ver o efeito de filmes 3D por conta desse meu pequeno desvio. Em suma, meu olho direito sempre está no comando, enquanto o esquerdo olha para o vazio. Como para ver filmes 3D, é necessária uma visão binocular, eu me vejo incapacitado de ver tais filmes. Até assisto, mas não vejo efeito algum.

    Pode parecer que estou "reclamando de barriga cheia", por estar preocupado com algo assim tão supérfluo, mas, quero ressaltar que, quando eu tinha uns 15 anos de idade, passou pela minha cidade uma sessão de cinema 3D (desses mesmos que tem aos montes por aí nas salas de cinema) só que naquela época era algo realmente novo e nem se pensava em usar aquilo de forma comercial. Naquela época eu lembro que consegui ver todos os efeitos do filme e, claro, achei fantástico...

    Anos mais tarde, em 2010, fui assistir minha primeira sessão de cinema 3D depois de ter visto pela primeira vez há muitos anos. Só que fiquei muito frustrado por não ter visto nada. Fui a um ortóptico que constatou que eu tinha um olho preguiçoso, o esquerdo, mas este (como é de se imaginar) disse para eu desencanar disso, já que enxergo bem. Imagino que minha profissão (programador) tenha, de algum modo afetado minha visão, já que passo muito tempo no computador.

    Hoje pensei que poderia haver algum tipo de exercício, usando um tampão no olho dominante, de forma a condicionar meu olho fraco a olhar junto com o olho forte, e não para o vazio.

    Usando tampão, e considerando minha idade, ainda há salvação?? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Derek
      Sim, há muito o que ser feito, e realmente a perda da visão esteroscópica (3D) não é um simples detalhe, ela é muito importante para o nosso dia-dia... O tampão ajuda, mas você precisa aprender outros exercícios que integrem os dois olhos e estimulem a trabalhar juntos.. Peço que me envie um e-mail tatiluisa@gmail.com que posso te fornecer mais detalhes sobre estes exercícios e orientar sua prática. GRANDE ABRAÇO

      Excluir
  5. ola!tenho estrabismo,hora em um hora em outro,porém ja fiz uma cirurgia,mas diminuiu um pouco,mas nao tudo,e tenho muitas dores de cabeça,e agora a visao embaça um pouco,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Ola, sou mae de uma linda menina de 3 anos que nasceu com síndrome de duane, ate hoje ela não fazia nenhum tratamento, pois os dois olhos estavam se desenvolvendo igualmente. Pois o único movimento que o olho esquerdo náo faz e olhar pra o lado esquerdo, o resto ele acompanha tudo. Agora vimos que o esquerdo, esta ficando preguiçoso, então ela usa o tampão 4 horas por dia. Tem alguma recomendação especial para o caso dela. Queria estimula- lá a sempre virar a cabeca para o lado esquerdo, pois assim tem o foco com os dois olhinhos quando olhar para esta direção. Grata e aflita!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Minha filha tem 6 anos e trata do estrabismo com tampão e óculos desde os 3. No entanto, ela ainda enxerga muito mal. Fico com medo de não estar funcionando. Moro no Rio de Janeiro, poderia indicar algum profissional que pudesse fazer os exercícios com ela por aqui? Mesmo com os exercícios será necessária a cirurgia?
    Muito obrigada,

    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo pelo mesmo problema, troquei de medico 3 vezes e agora acho que acertamos, mesmo sendo caro e nao aceitando todos os planos. Procure o IBOL

      Excluir
  8. Oi☺
    Meu filho tem estrabismo. Ele usa tampão desde 6 mese, ele está com um ano e dois meses e não tive um resultado positivo. estou mt preocupada triste.
    O que faço? Bio obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi☺
    Meu filho tem estrabismo. Ele usa tampão desde 6 mese, ele está com um ano e dois meses e não tive um resultado positivo. estou mt preocupada triste.
    O que faço? Bio obrigada

    ResponderExcluir
  10. olá doutora tenho uma filha de sete anos ela foi diagnóstica com estrabismo com um ano e meio além do estrabismo ela tem um grau muito forte e não consigo usar o tampão muito tempo pq ela chora e acumula lágrimas ai fica o olho todo irritado qual outro tratamento e indicado para o estrabismo

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite tenho uma filha q vai precisar de estimulo ela tem quatro anos e não enxerga basicamente nada no olho esquerdo,somente luzes, ja o olho direito é perfeito, porem a oftalmologista dela disse q o tratamento com tampão nestes dois primeiros meses o tampão seria em tempo integral, sei que é essencial seguir a risca o tratamento, mais queria uma segunda opinião sobre o tempo de uso diário. Agradeço a atenção desde ja, se me puderem responder no meu e-mail - agrep.vendas@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá boa noite tenho um bebê de 9 meses com estrabismo convergente levei ele no oftalmologista ele tinha 7 meses ele tá usando tampao 2 dias no direito e 1 dia no esquerdo não percebi diferença será que tem cura me ajude estou em pânico

    ResponderExcluir
  13. Meu bebê tem 3 mês ele é meio vesgo do lado esquerdo ele tem preguiça de mexe oque eu tenho que fazer tô muito triste com essa situação do meu bebê

    ResponderExcluir
  14. Meu bebê tem 3 mês ele é meio vesgo do lado esquerdo ele tem preguiça de mexe oque eu tenho que fazer tô muito triste com essa situação do meu bebê

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Drª Tatiana,
    para uma criança de 3 anos que não fica com o tampão no rosto de maneira nenhuma, qual seria uma boa sugestão além dessas que já foram tentadas: Tampão colorido de colar no rosto, com desenho de herois, e afina; tampão de pirata (de pano); com a família usando tampão junto; fazendo brincadeiras para distrais.
    O que mais você sugeriria antes de chegar ao ponto de dilatar a vista boa? Obrigada. Ludmila

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Dra Tatiana
    tenho uma filha de 2 anos e 7 meses que esta na terceira crise de estrabismo subito a senhora tem algum caso parecido aqui na minha cidade nenhum medico tem conhecimento de algum caso semelhante ja fomos em oftalma pediatra neuro pediatra nao sabemos a quem mais recorrer poderia nos auxiliar?

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Meu filho está com 3 anos e, segundo os oftalmologistas, ele não tem "vista fraca", ou seja, enxerga bem com os dois olhos. Mas apresenta estrabismo nos dois olhos!
    Ainda, segundo os oftalmos, não é caso para uso de tampão ou óculos, apenas cirugia!
    Eu gostaria de saber se os estímulos com tampão, como descritos nessa matéria, ajudarão a solucionar esse problema.
    Obrigado!
    Adelir

    ResponderExcluir