Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Postura e emoções: dicas para alinhar o corpo e a mente

“As emoções podem ditar a maneira como você conduz o seu corpo. Nós temos várias posturas para agressão, tristeza, medo, e assim por diante. O oposto também é verdade: se você se coloca em certas posturas, pode sentir as emoções que a acompanham” Meir Schneider, livro Movimento para autocura.
Você já percebeu o quanto sua postura, no sentido físico, de posicionamento, influencia em suas emoções e na maneira com que você se relaciona com o mundo?
Experimente o seguinte:
Fique em uma postura com os ombros curvados para frente e a cabeça baixa, e se imagine como uma pessoa feliz, com a autoestima elevada, de bem com a vida, saudável. Agora faça o contrário, estufe o peito, erga a cabeça e se imagine triste, doente, infeliz. É difícil não é mesmo?


A postura influencia nossas emoções muito mais do que imaginamos. Se colocar em uma postura favorável, possibilita uma melhor respiração, circulação, campo e amplitude de visão, e sim, propicia a liberação de sentimentos que nos causam danos.

Segue algumas dicas de movimentos e alongamentos que favorecem uma boa movimentação do corpo, usando os músculos menos utilizados, relaxando aqueles mais tensos, e consequentemente melhorando sua postura:

·       Em pé, balance seus braços de um lado para o outro, os dois juntos, como um pêndulo, indo alto acima da cabeça, para a direita e esquerda. Faça esse movimento muito solto, sem força. O impulso do movimento é suficiente para levantar seus braços. Imagine-se uma criança brincando de balançar para um lado e para o outro diversas vezes.



·       Abra e feche os braços agora na altura do peito. Imagine que os cotovelos se encontram lá atrás, nas costas. Faça esse movimento bem vigoroso e rápido, porém sem força. Solte bem os ombros e vá abrindo e fechando os braços.



·       Alongue seu peitoral: Apoie a mão em uma parede, estenda o braço e vire de costas para sua mão apoiada, olhando por cima do ombro oposto. Com a mão que está solta dê batidinhas com as pontas dos dedos na região que está sentindo o alongamento, ou seja, no peito. Faça também o outro lado.


·       Outra forma de alongar a região do peito é deitar-se sobre uma pilha de almofadas, de barriga para cima. Posicione as almofadas para que elas fiquem bem no centro das costas, deite e estenda os braços acima da cabeça. Deixe os braços bem soltos, aprofunde sua respiração e sinta o alongamento e soltura da região peitoral.
·       Caminhe ou corra de costas. Você precisará de um espaço seguro, e lembre-se de olhar para trás de tempos em tempos para ver onde está indo.
·       Você pode modificar o seu andar (para frente), simplesmente tomando consciência da maneira com que pisa e alinhando sua cabeça. Apoie primeiro o calcanhar, depois o meio e por último os dedos dos pés, levante (dobre) os joelhos, alterne a passada com o movimento dos seus braços (perna direita dá o passo, o braço esquerdo está à frente, e vice-versa), e olhe para frente. Evite andar olhando para o chão. Verifique o terreno que está caminhando de tempos em tempos, mas logo em seguida volte o seu olhar para frente e alinhe sua cabeça.
·       Mantenha consciência do seu centro. Bata no abdômen repetidamente, um pouco abaixo do umbigo, e tente sentir que o seu centro está conectado com o centro da terra. Se não puder se conectar, não se preocupe com isso, continue a bater por 1 minuto. Sinta depois disso que seu andar e sua postura sentado ficarão mais leves, e sua cabeça menos pesada.

Dicas simples, que quando incorporadas na rotina ajudam muito a corrigir uma má postura, e consequentemente refletem em nossas emoções. Você pode sentir um nível de stress emocional relacionado com a responsabilidade com a família, o trabalho ou a escola, maior do que a situação exige. Quando os músculos contraídos e a postura errada lhe dão uma sensação de raiva, depressão ou sentimentos não resolvidos, as memórias dessas emoções podem surgir, mesmo se não houver justificativa atual para elas em sua vida. Se você trabalhar seu corpo poderá perceber que essas emoções são liberadas e desaparecem.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário