Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas para tratar problemas respiratórios como asma e bronquite


Hoje continuamos com o assunto sobre respiração que começamos no último post (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-e-tecnicas-para-melhorar.html)

Agora enviarei exercícios especiais para quem já possui algum problema respiratório como Asma, bronquite e outros.

A primeira coisa que alguém com problemas respiratórios precisa aprender é a não tensionar e forçar uma respiração somente pelo peito, e sim entender que além desta região a respiração precisa ser feita expandindo também o abdômen e a lombar (parte inferior das costas). A respiração no peito é superficial, pois utiliza apenas uma pequena porção doa pulmões. Respirar nas partes inferiores dos pulmões permite a entrada de mais oxigênio no sangue.

Experimente o seguinte: Ajoelhe-se e incline-se para frente, apoiando a testa em seus joelhos e fique nesta posição. Feche as mãos e com os punhos dê batidinhas em sua região lombar. Você se verá estimulando a respirar para dentro desta região, pois ela está expandida enquanto seu peito está de algum modo bloqueado. Respire devagar, sem qualquer esforço, imaginando sua lombar se expandindo enquanto inspira o ar e reduzindo ao expirar.
Outro alongamento que ajuda a expandir a pelve e facilitar a respiração na região inferior do abdômen é o seguinte: Sente-se e dobre cada joelho para fora, juntando as solas dos pés, e com as mãos empurre seus joelhos para baixo, abrindo e alongando a virilha suavemente. Caso tenha um bom alongamento, segure seus pés juntos com as mãos e traga-os em direção ao peito, enquanto inclina o tronco para frente.


Quando estiver em crise, não entre em pânico, procure um local tranquilo e tente repirar devagar pelo abdômen, e costas. Para ajudar uma pessoa durante um ataque asmático, Meir Schneider costuma utilizar toalhas quentes molhadas sobre o peito do paciente, enquanto o mesmo faz o alongamento da virilha acima descrito.

Pratique estes exercícios, juntamente com os exercícios do post anterior, que aos poucos seu peito ficará cada vez mais solto, e você aprenderá a controlar sua respiração, atravessando cada vez melhor as crises, até que elas sejam muito raras ou inexistentes.

Qualquer dúvida estou à disposição para auxiliar em seu problema respiratório específico, pois o tratamento pelo método é muito amplo e varia de caso a caso.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal). 

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exercícios e técnicas para melhorar a respiração


Será que eu respiro para viver com saúde, ou somente para sobreviver?

A respiração de qualidade tem sua importância ressaltada em várias áreas da saúde. Aqui falamos muito dela quando queremos relaxar, melhorar a visão, e aumentar a saúde do corpo como um todo.

Se o padrão de respiração é superficial, a circulação do sangue através do corpo diminui, provocando mãos e pés frios, fadiga, e perda de concentração e clareza mental.

As células do seu corpo sofrerão com a falta de circulação e respiração profunda, pois é assim que o OXIGÊNIO chega a cada uma delas, e todo o material tóxico produzido é eliminado.

Em razão disso, trago aqui alguns exercícios para aumentar sua capacidade respiratória e ajudar aqueles que sofrem com problemas nesta função:

·       O stress prolongado reforça padrões de respirações não saudáveis. É comum uma pessoa tensa respirar pela boca. As narinas contêm pelos que filtram o ar, e o muco que o aquecem e umedecem, portanto respire (inspiração e expiração) através do Nariz.

·       A melhor maneira de começar é preparando seu corpo para receber a respiração profunda. Primeiro perceba como você respira: é rápido? É lento? Mais pela barriga, ou pelo peito? É difícil? Massageie toda a região do seu pescoço, face e tronco. Passe as mãos sobre seu peito, e depois sobre seu abdômen na intenção de soltá-los, deixá-los menos tensos, e aumentar sua percepção sobre estas regiões.
 

·       Alongue seus músculos respiratórios: Com os dedos entrelaçados estique seus braços acima de sua cabeça, depois de 30 segundos incline os braços estendidos para o lado direito, e depois mais 30 segundos para o lado esquerdo, na intenção de alongar todo o tronco. Deitado, dobre a perna esquerda e deixe a direita estendida no chão. Segure seu joelho dobrado com a mão direita e puxe para cima de sua perna estendida alongando toda a lateral esquerda. Faça o mesmo para o outro lado.
 
 

·       Outro alongamento eficaz pode ser feito deitado de barriga para baixo. Coloque as palmas das mãos para baixo, de ambos os lados do tórax, na altura dos ombros, depois vagarosamente, eleve-se até que a porção superior de seu corpo, até a pelve, fique erguida do chão, e seus cotovelos fiquem esticados. Mantenha os ombros baixos e a região peitoral alongada, faça duas respirações profundas, e depois devagar volte para o chão.
 

·       Aumente a percepção do seu corpo enquanto respira: Deite-se de barriga para cima e experimente inspirar e expirar o ar somente pela região do peito. Coloque uma mão na região do peito e outra na barriga, e tente deixar o abdômen parado enquanto respira. Repita várias vezes, e agora faça o mesmo com o abdômen, inspire e expire o ar e deixe seu peito imóvel, enchendo e esvaziando somente sua barriga. Repita várias vezes até ter o controle destas duas regiões (peito e barriga).
 

·       Para aumentar ainda mais sua percepção sobre a respiração peitoral e o abdominal faça o seguinte exercício: Inspire o ar, segure o ar, e alterne o ar dentro do seu tronco, jogando-o para a barriga e para o peito, ou seja, ainda segurando o ar estufe o peito encolhendo a barriga, e alterne com encolher o peito e estufar a barriga, 3 a 4 vezes, e só então solte o ar pelo nariz. Este exercício faz com que você brinque com o ar dentro de você, ora ele está todo concentrado na barriga, ora no peito, alongando estas regiões e deixando você mais consciente delas. Repita várias vezes.

·       Agora sinta sua respiração novamente, e pense em respirar profundo, enchendo e esvaziando o peito e barriga juntos, ou seja, respire pelo tronco todo. Não faça força alguma, deixe o ar entrar naturalmente, e respire lento, bem devagar, demorando para inspirar e para expirar, e o mais completo possível. Repita várias e várias vezes. Inspire devagar contando até 7, e depois solte o ar contando até 10. Sua expiração deve ser mais longa que sua inspiração, criando maior demanda por oxigênio na próxima inspiração. Aumente estes tempos gradativamente ao longo de sua prática.

Sente a respiração mais fácil e natural depois destes exercícios? Tenha paciência, só a prática vai tornar sua respiração mais saudável. Procure se lembrar de respirar profundo a todo o momento, no trabalho, no carro, nas refeições etc.. e faça isso sem força, pelo tronco todo, devagar, completo e pelo nariz.

No próximo post ensinarei outros exercícios e dicas sobre os problemas respiratórios. Se você possui algum deles pratique os exercícios de hoje com frequência, coloque-os em sua rotina, pois eles são extremamente importantes para o seu caso. Se você não possui problemas respiratórios pratique da mesma forma, prevenindo e promovendo sua saúde como um todo.

“Nossa maneira de respirar constitui nosso hábito mais básico, e é-nos difícil acreditar que ele possa ser mudado. A única maneira de conhecer isso é por meio da experiência. Assumir o controle de nossa respiração é uma ideia revolucionária, e que pode produzir, igualmente, mudanças revolucionárias em seu corpo” Meir Schneider