Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como cuidar de nossa visão noturna? Como ela funciona?

Nosso sistema visual é muito eficiente. Quando o deixamos agir com naturalidade e não interferimos com nossos maus hábitos visuais ele é incrível.
Uma dessas habilidades é a adaptação ao escuro. Quando há pouca luz, nossa pupila se dilata, e há um ajuste em nossa retina para ativar células chamadas Bastonetes. Estas células são encontradas em sua maior freqüência em nossa visão Periférica, e são ativadas quando há pouca luz e também pelo movimento de algum objeto em nossa periferia.
Você percebe claramente este fenômeno quando se deita para dormir em um quarto escuro. Em um primeiro momento seus olhos não conseguem captar nenhuma imagem, mas depois de alguns minutos já conseguem distinguir a forma das paredes, da janela e definir alguns objetos.
Podemos estimular esse processo de adaptação !!! A Primeira dica é dormir com o quarto completamente escuro. Evite qualquer tipo de luz vinda de fora, ou de algum aparelho eletrônico, pois isso inibe a ativação dos seus bastonetes. Na hora de dormir, cubra as luzes dos aparelhos com fita adesiva ou panos escuros.
Experimente suas habilidades visuais, fortalecendo e estimulando suas células em ambientes totalmente escuros. Se estiver em um sítio ou região longe das luzes da cidade aproveite para não acender as luzes ao anoitecer!
Se por acaso você acordar no meio da noite evite acender as luzes. Tente caminhar pela casa e perceber como sua visão noturna está ativada. Se você acender as luzes o processo de adaptação ao escuro é encerrado e a ativação dos seus bastonetes irá começar toda novamente.
Outra dica está na alimentação. Nos bastonetes existe uma substância sensível à luz – a rodopsina – produzida a partir da vitamina A. Portanto consumir alimentos ricos dessa vitamina irá contribuir para a saúde de sua visão noturna.
Os exercícios visuais de empalmar os olhos, e estimular a visão periférica (descritos neste mesmo blog) também são excelentes para ativar e cuidar de nossa visão no escuro.
Apague as luzes e aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário