Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Música para estimular os olhos?

Música para os ouvidos, para o coração e também para os olhos, porque não?
A música ativa vários circuitos neurais, inclusive do nosso sistema límbico, a região do cérebro responsável por nossas emoções, prazer, memória, aprendizagem. As frequências musicais podem afetar o funcionamento neurológico, incluindo o nervo óptico e o processamento visual.
Pesquisas revelam que o tipo de música que mais ativa a área correspondente à visão, dentre outras regiões do cérebro é
conhecido “Efeito Mozart”. Gordon Shaw, um neurobiólogo americano mapeou áreas do cérebro que são ativadas pela música e percebeu então que além do córtex auditivo, as músicas de Mozart também “acendiam” a coordenação motora, o processamento visual, dentre outros. As composições mais utilizadas na pesquisa foram: Sonata para 2 pianos, em Ré Maior, k448; Concertos para Violinos número 3, em Sol Maior K.216 e número 4, em Ré Maior k218. Seguem os links para ouvi-las abaixo:

Sonata para dois pianos, em Ré Maior, K.448:
 1º Movimento
 3º Movimento
http://youtu.be/iiqmNpHw8RU 
  
Concerto para violino nº 3 , em Sol Maior K.216:
 1º Movimento
http://youtu.be/UkSOUya4mlo 
 2º Movimento
http://youtu.be/LjmMdQaQkHM 
 3º Movimento
http://youtu.be/clN2i4h0aVQ 

 Concerto para violino nº 4 , em Ré Maior K.218:
 1º Movimento


A música também auxilia os olhos na medida em que estimula e facilita o relaxamento. Pesquisas realizadas no Reino Unido com mulheres submetidas a stress elevado verificaram que após a exposição a vários tipos de músicas relaxantes, elas tiveram seus batimentos cardíacos, pressão arterial e atividades cerebrais diminuídas, assim como o aprofundamento da respiração, o que diminuiu em 65% o nível de ansiedade. Eles revelaram as músicas que obtiveram os maiores efeitos relaxantes, o que pode ser uma boa pedida para você experimentar. Segue a lista:   1. Marconi Union – “Weightless”  2. Airstream – “Electra” 3. DJ Shah – “Mellomaniac” (Chill Out Mix) 4. Enya – “Watermark” 5. Coldplay – “Strawberry Swing” 6. Barcelona – “Please Don’t Go”  7. All Saints – “Pure Shores” 8. Adele – “Someone Like You” 9. Mozart – “Canzonetta Sull’aria” 10. Cafe Del Mar – “We Can Fly”

Por estas e outras razões, recomendo aos meus pacientes praticarem os exercícios visuais ouvindo música. A música pode ajudar a cronometrar o tempo do exercício. Por exemplo, ao invés de programar o relógio para despertar depois de 6 minutos praticando o exercício palming (http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) você pode ouvir 2 a 3 músicas, dependendo do tempo de duração delas, o que corresponderá ao tempo de execução do exercício. Essa técnica relaxa e torna o exercício mais prazeroso, e melhor que isso, dependendo da música que você escolheu, ainda ajuda a estimular a região do cérebro responsável por sua visão.
Os sons ajudam a visualização/imaginação. Imaginar abre caminhos neurológicos para que o que você visualizou aconteça na realidade. Pois bem, recomendo aos meus pacientes com problema de Olho Seco, por exemplo, que fechem os olhos e visualizem que ocorre uma inundação neles, que eles estão cheios de água. Para auxiliar a imaginação ouvir sons de água corrente, cachoeira, ou músicas que tenham o barulho das águas, potencializa e facilita a construção das imagens mentais.

É claro que devemos levar em consideração nosso gosto pessoal. O que para alguns é relaxante, para outros pode ser tedioso, ou até mesmo agressivo. Resta a você descobrir quais músicas tem o efeito que você deseja.
Você possui outra sugestão de músicas e utilização dos sons além dessas que coloquei aqui? Alguma dúvida de como colocar essa dica em prática? Deixe seus comentários abaixo, será um prazer respondê-los.

Quer saber mais?
Cadastre-se no site www.metodoselfhealing.com.br e receba mais informações sobre o método Self Healing.
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

3 comentários:

  1. Eu sou suspeito para falar, mas esse post ficou demais.....

    Nós fomos na casa do Mozart na Áustria e foi emocionante. Realmente esses estudos são reveladores.......

    Parabéns Dra. Tatiana

    ResponderExcluir
  2. li coisas a pouco tempo a respeito de frequências musicais, segue um link com uma matéria bem interessante: http://trocaodisco.com.br/2014/06/frequencia-432hz-ja-ouviu-falar.html

    ResponderExcluir