Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As maravilhas da bolinha de tênis

Como já disse aqui inúmeras vezes corpo e visão estão completamente relacionados, ou seja, melhorar a saúde visual também significa melhorar nossa saúde corporal, por meio da respiração, aumento da circulação, do movimento e da consciência dele.

Por essa razão a técnica que explicarei a seguir é ótima para trabalharmos o corpo, principalmente para quem sente dor nas costas, possui artrose e degenerações corporais, mas ao mesmo tempo ajuda nossos olhos, e é especialmente importante para pessoas com diabetes, degeneração macular, glaucoma e retinoses.

Costumo apelidar essa técnica como “as maravilhas da bolinha de tênis”, um recurso tão simples e barato, mas que utilizamos muito nos exercícios do método.

Primeiro caminhe descalço pelo ambiente, sinta como está o seu andar, onde você descarrega seu peso, se um lado é mais tenso que o outro, se você balança os braços enquanto anda...

Ainda descalço e em pé, pare de andar e coloque a bolinha de tênis embaixo do seu pé direito. Vá massageando a sola do pé com a bolinha, solte seu peso sobre ela, relaxe seus ombros, sua mandíbula e sua testa. Com seu peso sobre a bolinha role-a do seu calcanhar até a ponta dos dedos, começando pelo arco e chegando até a borda externa da planta do pé. Role a bolinha na região logo abaixo dos dedos, de um lado para o outro, e depois no calcanhar.

Respire, e não se espante com a intensidade de algumas dores que você nunca imaginou ter na sola dos pés.

Depois de uns 5 minutos massageando o pé direito, pare, e caminhe novamente. Sinta como o lado que você massageou o pé com a bolinha está diferente do lado que não foi massageado. Perceba que o pé trabalhado encosta mais no chão, lhe dá mais apoio, mais base. Sinta como o seu quadril direito, e seu braço direito tem mais mobilidade agora.

Faça a mesma coisa com o pé esquerdo, e depois caminhe novamente para sentir os dois lados do corpo de maneira igual e relaxada. Agora seus pés sustentam muito melhor seu corpo, deixando de sobrecarregar suas costas e seu pescoço. Por falar nele, rotacione seu pescoço, e sinta como ele também está mais solto e relaxado.

Percebe como nosso corpo está conectado? Relaxamos a sola dos pés, e isso relaxou nosso pescoço e aumentou significativamente nossa circulação sanguínea, o que é extremamente benéfico para os nossos olhos.

Caso não tenha equilíbrio suficiente, ou não se sinta confortável em pé, você pode fazer essa massagem nos pés na posição sentada.

Deixar a bolinha sempre à vista em casa ou embaixo da mesa de trabalho é muito bom para lembrarmos sempre das maravilhas que elas podem fazer por nós.

Um comentário: