Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exercite seus olhos no escuro


Postei semana passada uma dica do exercício Sunning (Ensolar), que fortalece nossa adaptação à luz e à escuridão. Esta semana escrevo sobre um exercício complementar ao sunning, o passeio noturno.
Para isso vamos imaginar como era a rotina de nossos antepassados antes da energia elétrica. Naquele tempo o descanso chegava juntamente com o anoitecer. Não havia luz elétrica, televisão, computador, celular, facebook, e-mail, etc, etc, etc...
Depois de um dia de trabalho, geralmente ao ar livre, no campo, a noite chegava e era hora de relaxar, olhar para as estrelas, conversar com a família e dormir.
Não serei hipócrita de criticar aqui os benefícios da energia elétrica para nossa sociedade, como já disse outras vezes, sem estes recursos como seria possível enviar as dicas semanais?
Pois bem, o segredo é sabermos lidar com a avalanche de luz artificial e aparatos eletrônicos que fazem parte do pacote do nosso mundo moderno.
Uma forma de compensar o stress e a sobrecarga que a luz artificial causa a seus olhos, é sempre que possível, fazer um passeio noturno, ou seja, caminhar tendo unicamente a luz das estrelas e da lua para iluminar o seu caminho.
Sei também que é muito difícil conseguir um local seguro e sem luz para caminhar, se você possui um refúgio como este é um privilegiado, não deixe de aproveitá-lo.
Caso você, como eu, não tenha essa facilidade, pode simular o passeio noturno em seu quarto escuro. O importante é não ficar parado, simplesmente olhando para a escuridão. Caminhe pelo quarto, de frente, de costas, sente-se no chão com as pernas cruzadas e movimente seu tronco em círculos, se massageie e rotacione seu pescoço em ambas as direções, ou faça outro movimento agradável à você.
“Bastam 3 ou 4 minutos para que as pupilas se dilatem até nove vezes o tamanho que elas têm durante o dia; 40 minutos para ativar os bastonetes (células da retina que sentem o movimento e a periferia); e 50 minutos para utilizar seus olhos em seu pleno potencial.”Meir Schneider.
Esta dica é especialmente eficaz para quem possui Retinose Pigmentar ou Miopia, pois além de relaxar os olhos também ativa a visão periférica.



 

E para finalizar pessoal, não se culpem por chegar em casa e não checar o e-mail, não ligar a televisão, ou não assistir aquele vídeo engraçado na internet. Permita-se desligar, desconectar. Seja dono de seu próprio tempo, e permita-se o lazer e o descanso.
Aproveite de verdade o seu feriado!!!
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário: