Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estimule sua mácula - visão central


Olá! Como disse no post da quinzena passada, hoje envio um exercício especial para quem possui Degeneração Macular, e buracos maculares, utilizando os óculos com furinhos.

Enviei uma dica sobre os óculos com furinhos (reticulados), explicando nossa visão sobre seu uso, e seu propósito. Reveja estas informações antes de ler esta dica de hoje no link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/10/os-oculos-com-furinhos-yoga-para-os.html


Os óculos reticulados são óculos opacos cujas lentes são perfuradas por inúmeros buracos minúsculos. Esses buracos direcionam a luz para pequenas porções da retina, auxiliando instantaneamente seu foco. Após retirá-los eles não continuam melhorando sua visão, ou seja, somente funcionam naquele momento.

Em meu consultório utilizo estes óculos, juntamente com os outros exercícios visuais, como mais uma ferramenta para auxiliar na retirada aos poucos dos óculos de grau, para quem possui miopia por exemplo, pois os óculos reticulados, como melhoram a leitura, podem substituir as lentes corretivas.

Para quem possui problemas na mácula, os óculos com furinhos podem ser utilizados para enviar luz e informação visual mais direcionada exatamente para essa região central da retina, auxiliando em sua recuperação.

Faça o seguinte: Coloque os óculos e leia a tabela visual, ou uma placa com letras ao longe (de 2 a 6 metros de distancia). Observe como é sua visão com e sem ele. 80 porcento das pessoas percebe uma melhora instantânea na leitura das letras. Se esse for o seu caso, então vamos adiante.
 

Agora com uma fita crepe cubra toda a volta das lentes, deixando livre somente uma pequena região bem central da lente. Perceba se o centro de cada lente é exatamente o centro de cada um de seus olhos, e faça os ajustes com a fita.

Agora somente sua visão central está funcionando, pois a visão periférica está obstruída pela fita crepe.
 

Olhe novamente para o quadro de letras, agora certamente estará mais difícil, mais não desanime, é exatamente essa região mais afetada que queremos estimular.

Às vezes é impossível ver qualquer letra somente utilizando a visão central. Se esse for o seu caso, vá para um quarto escuro, e estimule essa região olhando para luzes piscantes e coloridas. Veja exercício semelhante no link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/04/estimulacao-visual-com-luzes.html

Se conseguir ver a letra, preste atenção em seus detalhes. Contorne a letra com os olhos, percebendo os limites de onde ela começa e termina. Em seguida, feche seus olhos e imagine a letra bem nítida, volte a olhar para o cartaz e repita o exercício com as outras letras.

Lembre-se de descansar a visão no palming (http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) ou massagem a cada 2 a 3 min de exercício para não cansar seus olhos.

“No caso de patologias da mácula, pode ser que algumas células ainda estejam vivas, mas normalmente estão adormecidas e não estão sendo ativadas. Olhar para o quadro de letras, apenas com a área nebulosa no seu campo central, tornará a sua visão mais clara. Até mesmo uma leve clarificação pode fazer uma grande diferença para o seu sistema visual, porque isso alivia o fardo que sobrecarrega o restante das células” Meir Schneider.

3 comentários:

  1. Dra Tatiana, faz dois meses que operei o olho direito de buraco macular e foi feito logo a catarata que já estava apresentando, Coloquei uma lente intra ocular para longe neste olho operado. Já estou um pouco recuperada, pois agora consigo enxergar um pouco para longe, porque já não estava mais conseguindo. Somente agora encontrei este site. Quem sabe se eu estivesse encontrado bem antes e viesse fazendo estes exercícios, não teria ocorrido este fato comigo?
    Gostaria que me respondesse algumas dúvidas:
    1- Ainda posso evitar que o mesmo fato ocorra com o olho esquerdo?
    2- Posso fazer estes exercícios com os dois olhos, mesmo já sendo operada de buraco macular?
    3- HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O OLHO OPERADO DE BURACO MACULAR?

    ResponderExcluir
  2. Dra Tatiana, faz dois meses que operei o olho direito de buraco macular e foi feito logo a catarata que já estava apresentando, Coloquei uma lente intra ocular para longe neste olho operado. Já estou um pouco recuperada, pois agora consigo enxergar um pouco para longe, porque já não estava mais conseguindo. Somente agora encontrei este site. Quem sabe se eu estivesse encontrado bem antes e viesse fazendo estes exercícios, não teria ocorrido este fato comigo?
    Gostaria que me respondesse algumas dúvidas:
    1- Ainda posso evitar que o mesmo fato ocorra com o olho esquerdo?
    2- Posso fazer estes exercícios com os dois olhos, mesmo já sendo operada de buraco macular?
    3- HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O OLHO OPERADO DE BURACO MACULAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jucileide, aí vão as respostas:
      1) Sim, se você praticar os exercícios as chances de ter o problema no olho esquerdo diminuem bastante. Faça aqueles que recomendei no post anterior.
      2) Você não só pode como deve fazer os exercícios com os dois olhos, pois o olho operado também precisa de mais circulação sanguínea, mais oxigênio, maior estimulação da mácula etc.. Muitas vezes até mais do que o olho melhor.
      3) Não há restrições para o olho operado.

      Fico à disposição
      Abraços
      Tatiana

      Excluir