Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Osteopenia e Osteoporose: Técnicas para estimular a recuperação dos ossos

A osteoporose é uma doença que atinge os ossosCaracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas Osteopenia é o nome dado ao início da osteoporose, quando a perda óssea ainda está no começo.


Estes problemas são comuns em idosos e mulheres após a menopausa, mas não devem ser tomados como obrigatórios. Não necessariamente um idoso ou mulher irá desenvolver Osteoporose, isso seria muito conformismo de nossa parte. Há muito que se fazer para prevenir, e mais do que isso, recuperar essas perdas ósseas, e o método Self-Healing pode ajudar muito.
A mãe de Meir Schneider (criador do método Self- Healing), aos sessenta anos apresentava uma perda óssea de 60 porcento na região lombar (coluna). Seu tratamento começou com massagem profunda do tecido para aliviar o endurecimento dos músculos e tecido conjuntivo que cercava a região lombar. Depois Meir acrescentou grande quantidade de batidinhas nos ossos.
As batidinhas são feitas sobre qualquer osso suficientemente próximo da superfície da pele que possa ser sentido ao toque, como vértebras, costelas, dedos, antebraços, ombros, pés etc.. Esse tipo de massagem consiste em dar batidinhas com as pontas dos 5 dedos, leve, constante e rapidamente (cerca de 3 por segundo), com o punho muito solto e uma sensação de fluidez. Dê batidinhas por longos períodos de tempo – uma batidinha firme, rápida, rítmica – alternando as mãos.

Essas batidinhas nos ossos aumentam a circulação sanguínea e ajudam na formação óssea, na medida em que aumentam a pressão sobre os ossos e assim estimulam seu crescimento.
No caso de ossos mais profundos, como fêmur, a batidinha pode ser feita com os punhos fechados sobre a coxa, pois esta vibração alcançará o osso e ao mesmo tempo relaxará os músculos da área.
Não bata com muita força, isso pode ser traumático para ossos mais frágeis, o que importa é o ritmo e a vibração, mas não bata tão leve, pois o efeito não acontecerá. Tem de ser agradável!!
Mas vamos ao fim da história: Meir trabalhou com sua mãe por 10 sessões. O médico a examinou outra vez, registrou que a fragilidade dos ossos não era mais um problema e sugeriu que ela retornasse para um exame regular um ano mais tarde.
Dê batidinhas, portanto, no seu próprio corpo, onde alcançar, principalmente se você já tem o diagnóstico de perda óssea. Em locais onde não alcança, como na coluna, peça para alguém fazer por você, ou simplesmente demore um pouco mais no banho deixando a água do chuveiro cair sobre as costas, vibrando até chegar em seus ossos. Bater os pés no chão, ou então sacudir o corpo todo (como se estivesse com a mão molhada e quisesse expulsar a água) também é uma alternativa que vai ajudar na formação óssea.

“Não acredite que sua condição óssea só pode piorar. A verdade é que você pode deter a degeneração ou retardá-la e até revertê-la” Meir Schneider.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal). MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário:

  1. preciso orientação na palma dos pés. Sei ser errado uso de esparadrapo na sola, mas ameniza 1 pouco qdo preciso sair.Meu lado direito do quadril aos pes, estao comprometidos em dores. Uso Tylex qdo nao suporto. Por favor me oriente abraço

    ResponderExcluir