Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas corporais e visuais para Gestantes


Olá Pessoal! Hoje dicas especiais para Gestantes. Não sei se todos sabem, mais estou passando por este momento mágico que é a gravidez. Agora estou entrando no sétimo mês da gestação do meu primeiro filho, Benjamin. Por óbvia inspiração pessoal envio hoje algumas dicas de exercícios que podem tornar esse momento ainda mais agradável e saudável. Espero que aproveitem e repassem!! Estarei normalmente no grupo do parque Villa Lobos todos os sábados até dezembro, e até lá mando notícias sobre como ficará o grupo no ano de 2014.


Gerar um filho é uma dádiva dada às mulheres. Até hoje agradeço por ter nascido deste sexo e poder proporcionar a vida, dar abrigo, calor, nutrientes, aconchego e carinho a um ser que está vindo para este mundo.
A gestação é um momento especial, e que também precisa de certos cuidados com a saúde para que corra tudo bem com a mãe e com o bebê. Deixar as dores e incômodos de lado muitas vezes necessita de certa dedicação da mãe, e por esta razão, trago aqui inspirada em minha experiência pessoal, algumas dicas para auxiliar as mulheres a tornar essa fase da vida ainda mais esplendorosa.

- Lidando com as dores nas costas - Alongamentos e movimentos para a região lombar são essenciais:
·       Deite-se de barriga para cima, sobre uma superfície não tão dura, dobre os joelhos, apoie os pés no chão, e tombe as duas pernas para um lado, enquanto vira seu pescoço para o lado oposto, e depois inverta, devagar e respirando profundo, em um movimento contínuo e fluido para um lado e para o outro. Repita 30 a 50 vezes. Agora cruze uma perna sobre a outra (com os joelhos juntos), e faça o mesmo movimento para um lado e para o outro. 20 a 30 vezes com cada perna por cima.

 ·       Ainda de barriga para cima dobre o estique alternadamente os joelhos, arrastando os pés. Enquanto um joelho sobe o outro desce. Deixe as pernas bem soltas, abdômen relaxado e imagine o movimento partindo das solas dos pés, que nunca saem do chão, somente se arrastam. Repita 40 vezes.

·       Deitada, com as duas pernas dobradas e afastadas, pés apoiados no chão, traga agora o joelho direito em direção ao pé esquerdo, sem deixar a perna esquerda tombar para fora. Alterne com levar o joelho esquerdo ao pé direito. Faça 30 repetições bem fluidas e suaves.


·       Sentada, agora dobre uma perna para frente e outra para traz do corpo faça pequenos balancinhos com o quadril para frente e para traz, soltando toda a região pélvica. Depois troque a perna que está na frente e repita os balancinhos.

·       O texto que escrevi no blog sobre problemas na coluna contém outras dicas também muito válidas para as gestantes. Veja no link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/01/tratamento-e-prevencao-de-problemas-na.html

- Lidando com a falta de fôlego
·       Respire fundo e pratique exercícios para aumentar sua capacidade respiratória. Todos os exercícios estão descritos com detalhes nos links:http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-e-tecnicas-para-melhorar.html      http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-tratar-problemas.html

-Estimulando a visão de seu bebê ainda do ventre, e relaxando a sua:
·       A exposição ao sol é indicada por todos os médicos em razão da produção da Vitamina D e o equilíbrio de Cálcio no corpo. Mas olha que notícia boa, expor a barriga ao sol também começa a estimular as células visuais de seu bebê. Ele já faz o exercício de ensolar (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html) antes mesmo de nascer !! Você pode brincar com a luz e sentir como ele reage: fique sob a luz do sol e de tempo em tempo faça sombra em sua barriga, alterne entre luz e sombra. Geralmente os bebês reagem com movimentos a este tipo de estímulo, o que é muito gostoso. Interaja com ele, diga que a luz do sol é maravilhosa, cante e curta os chutinhos que você vai receber de volta.
·       Alterações visuais como embaçamento são normais durante a gestação. Para amenizar estes incômodos procure relaxar seus olhos no exercício do palming (veja a descrição no link http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) Enquanto faz o palming aproveite para respirar profundo, e visualizar pensamentos como: uma boa hora do parto, tranquila e natural; a saúde do seu bebê fluindo bem; sua circulação sanguínea para o ventre circulando livremente etc..

- Estimulando o tato do bebê ainda na barriga
·       Quando você acaricia a barriga o bebê sente sues movimentos e geralmente reage a eles, dependendo da época da gestação. Fazer massagens suaves em seu abdômen vai ajudar o bebê a desenvolver o sentido do tato e também aumentará sua interação e conexão com ele.

A dica principal é: Estabeleça uma conexão com o seu corpo. Não deixe com que a preocupação com o enxoval, quarto, chá de bebê ocupe toda sua atenção. A essência da gravidez é muito mais do que isso. Se dê a chance de parar, se desconectar do mundo e ligar-se com seu corpo e seu bebê. A sociedade é imediatista, e exige que a mulher trabalhe até o último momento e que depois retorne suas atividades o mais rápido possível, linda, magra, disposta e mais produtiva do que nunca. Não caia nessa mãe, se tem um momento da vida que você pode e precisa se desligar do mundo é agora, não deixe passar, não deixe o mundo te engolir com exigências desnecessárias, saiba dizer não às pressões que recebemos diariamente e curta o seu momento!
Respire fundo, tome sol, mexa-se, toque-se e viva esse maravilhoso mundo da gestação plenamente!!

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:

Um comentário: