Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Exercício visual para vista cansada, estrabismo, ambliopia e visão dupla

Ensino hoje para vocês um exercício visual que utilizo muito nos tratamentos para melhorar presbiopia (vista cansada), ambliopia, estrabismo e visão dupla.
Ele é muito eficiente, pois ensina ao cérebro o que focalizar e o que não focalizar, além de estimular a convergência, melhorando a visão para a leitura, diminuindo a visão dupla e os desvios oculares.
Você vai precisar de um pedaço de barbante de mais ou menos 60 cm, e 3 contas (podem ser miçangas) de cores diferentes.Enfie as contas no barbante.
Você pode segurar o barbante com as duas mãos, ou então amarrar uma de suas pontas em algo que esteja em sua frente, como as costas de uma cadeira, ou as grades da janela, de forma que ele fique esticado e alinhado com o seu nariz, e as contas fiquem enfileiradas. Veja na figura abaixo:

De forma relaxada e piscando constantemente focalize
cada conta separadamente. A conta que você focalizar terá que parecer uma só, enquanto as outras contas precisam parecer duplas.
Olhe primeiro para a conta mais próxima ao nariz, fazendo a convergência, e perceba que as outras contas se duplicam, formando um V. Agora olhe para a conta do meio e perceba que se forma um X. Por último olhe para a conta mais distante do nariz e se formará um A (V ao contrário). Veja na ilustração:

Pessoas com ambliopia, estrabismo e presbiopia podem ter dificuldade em ver a imagem duplicada. Se isso acontecer pisque os olhos separadamente, ainda focalizando a conta, pisque o direito e depois o esquerdo, e você enxergará as contas em diferentes ângulos. Preste atenção a estes 2 ângulos diferentes, pois eles formarão a imagem dupla quando seus 2 olhos estiverem abertos.
O próximo passo é sustentar a imagem dupla. Perceba que se você desviar o olho daquela conta, as outras não ficarão mais duplas. O foco é feito com a visão central, enquanto que a duplicidade acontece na visão periférica. Comece sustentando a imagem dupla por  30 segundos, depois 1 minuto, até 10 a 20 minutos, desde que você não sinta os olhos cansados. Você pode alternar entre as contas, por exemplo, 2 minutos focalizando cada uma. Sempre piscando normalmente e respirando profundo para não cansar os olhos.
Se sentir tensão ou tontura, pare e faça uma massagem ao redor e entre os olhos, e um palming (cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos em concha).
Este é um ótimo exercício para a coordenação entre os olhos e para melhorar sua visão para perto! Praticaremos juntos no grupo do parque Villa Lobos neste sábado dia 26 de julho. Se possível venha com o seu barbante!
Os próximos encontros serão nos sábados dos dias 09 e 23 de agosto.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário