Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OLHOS SECOS

Um dos problemas mais comuns que me deparo em meu consultório são os olhos secos – lubrificação inadequada dos olhos. Com exercícios simples podemos evitar essa situação e não precisar mais de colírios para hidratar os olhos.
Todos os exercícios já enviados nas dicas anteriores irão ajudar a aumentar a produção e qualidade das lágrimas, pois relaxam os olhos. Porém um exercício é muito eficiente : PISCAR.
Hoje em dia piscamos pouco, pois realizamos muitas atividades que necessitam concentração e esforço ocular. Procure prestar a atenção em como você pisca os olhos...é pouco frequente? é tenso? Se sua resposta for sim, aliada à um ambiente poluído e com ar condicionado, seus olhos ficarão pouco lubrificados.
Procure piscar com maior freqüência, e sem esforço. Deixe seus olhos abrirem e fecharem suavemente.
Para ficar mais consciente de piscar e melhorar o controle sobre os olhos faça o seguinte exercício: Feche um dos olhos e coloque levemente sua mão sobre ele, enquanto pisca suavemente o outro olho. Seu objetivo é não sentir mover o olho que está tampado, enquanto pisca o olho descoberto. Faça com os dois olhos. É difícil no começo, mais quanto mais relaxada, devagar, e consciente for sua piscada, o exercício vai se tornando mais fácil.

Além de piscar e fazer os outros exercícios de relaxamento ocular, outras dicas são: não esfregar os olhos, evitar ar condicionado e ambientes poluídos, beber muita água, evitar máscara para dormir e se alimentar adequadamente. É sempre recomendado consultar o oftalmologista.

7 comentários:

  1. Olá Dra. Tatiana. Tenho sintomas de Olho Seco desde mais ou menos a data desse post (setembro de 2011). No início achava que a ardência e fotofobia eram de dormir mal. O fato é que tenho piorado apesar de já ter ido a 3 oftalmologistas. Minha qualidade de vida despencou e acho que estou começando a entrar em depressão.
    Eu particularmente acho que o ar condicionado muito forte direto em mim e não projetado no meu local de trabalho foi a principal causa da síndrome do olho seco em mim.
    Bem, mas minha dúvida é a seguinte. Há mais de um ano durmo com tapa olhos (aqueles para a claridade não incomodar). E li nesse seu post para evitar máscara para dormir. O tapa olho pode prejudicar? Se sim, por qual motivo?
    grato,
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo
    De fato, o ar condicionado, somado ao uso de máscara para dormir e ao stress, estão aumentando muito a secura em seus olhos.
    A máscara para dormir acaba por irritar os olhos, pelo contato deles com o tecido, por mais confortável que seja...
    Recomendo que, se não consegue dormir sem ela, coloque um tecido solto e leve sobre os olhos na hora de dormir, e que eventualmente ele caia de sua face durante a noite, com qualquer movimento que você faça dormindo.
    Procure tb deixar o seu quarto muito escuro, colocando cortinas blecaute, fitas adesivas nas luzes dos equipamentos, assim vc terá mais conforto na hora de dormir, mesmo sem a máscara!!
    Pratique tb os exercícios do blog para deixar suas olhos mais lubrificados e saudáveis
    Estou à disposição ok?
    Abraços
    Dra. Tatiana

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra Tatiana,

    Tudo bem?

    Quantas repetições e series eu faço esse exercício diariamente?

    Grato,
    Danilo Delgado

    ResponderExcluir
  4. Olá Danilo
    A quantidade depende muito de caso a caso. Sem te avaliar pessoalmente digo que vc pode fazer essa série de exercícios 1 ou 2 x ao dia.
    Qualquer dúvida estou à disposição
    Abraços
    Dra Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Dra. Tatiana, bom dia!
    Na minha busca por informações médicas foi muito bom encontrar páginas cheias de conselhos importantes para quem se preocupa em manter olhos mais saudáveis. Dependo muito deles pois, por ser perfeccionista, não dispenso ver tudo com total clareza de detalhes. Os conselhos com os quais tenho agora me deparado, serão muito úteis nos meus dias a seguir. Grato por se mostrar disponível e sugerir seus conselhos profissionais. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar. Espero que as informações e dicas possam ajudar a melhorar cada vez mais sua visão.
      Agradeço seu contato e me coloco à disposição
      Grande Abraço
      Dra Tatiana

      Excluir
    2. Agradeço a presteza e a disponibilidade em responder ao men comentário. Que a PAZ reine na tua vida. Abraços.

      Excluir