Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Equilibrando o uso dos olhos


Geralmente pessoas com problemas de visão permitem que um de seus olhos domine a visão do outro, o que leva ao uso desigual deles.

Um olho mais fraco versus um olho dominante pode representar um real dilema para nosso sistema visual. Se seu olho mais forte realizar todo o trabalho ele acabará por enfraquecer a si próprio, devido ao esforço, enquanto o olho mais fraco por sua vez, gradualmente, irá se tornar cada vez mais fraco.

Esse comportamento, claro, é totalmente inconsciente, assim como nascemos com a tendência de possuir um olho mais forte que o outro. Entretanto, podemos retreinar os olhos para que eles vejam em equilíbrio, assim melhorando nossas funções visuais e problemas como Ambliopia, Estrabismo e visão dupla.

O exercício abaixo se chama Melissa, pois Meir Schneider o criou para uma paciente, que futuramente se tornou terapeuta do método, e que possuía visão dupla após ter sofrido um grave acidente.

Você vai precisar de um cartão preto medindo 20 cm por 5 cm, e de uma bolinha.

Coloque o cartão preto na vertical, no centro dos olhos (entre as sobrancelhas), e fixe o mesmo em seu rosto, colocando um pedaço de fita crepe prendendo uma extremidade do cartão na testa e a outra embaixo do queixo. Com o cartão preto preso em sua face, jogue a bolinha de uma mão para a outra, olhando para a bolinha. Jogue a bolinha um pouco mais alto do que a altura de sua cabeça, fazendo o trajeto da letra U de cabeça para baixo (parábola), de uma mão para a outra.


O cartão impedirá que um olho interfira na visão do outro olho, ou seja, para você conseguir pegar a bolinha com a mão direita, seu olho direito precisa trabalhar, e para você conseguir pegar a bolinha com sua mão esquerda, seu olho esquerdo precisará vê-la.

Esse exercício permite seu olho mais fraco ver a bolinha sem a dominância e a interferência do seu olho mais forte, o que torna o olho mais fraco mais ativo e menos suprimido.

Equilíbrio é uma palavra chave para o bom funcionamento visual. Além de fortalecer ambos os olhos, 5 minutinhos desse exercício propicia um alívio bem vindo ao esforço ocular.

Um comentário: