Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"A letra é preta e o papel é branco" Visualização que melhora a leitura

Hoje em dia o ser humano olha para as letras de uma maneira diferente da que olhava antigamente. No passado o homem venerava a escrita, contemplava por repetidas vezes a mesma poesia e mesmo texto em busca de novas interpretações e significados.

Nos dias atuais, com essa avalanche de informações, procuramos ler tão rápido, e passamos os olhos pelos textos pretendendo resumi-los e captar somente a ideia central. Pois bem, isso enfraquece a atividade da mácula (região da retina responsável pela visão de detalhes), o que torna nossa visão menos nítida.

Uma maneira de compensarmos este hábito prejudicial é algumas vezes durante a semana estimularmos nossa mácula. Portanto, escolha um texto, retire os óculos se você os utiliza, e olhe devagar para cada letra. Detalhadamente como se você a estivesse escrevendo com os olhos. Percorra cada detalhe e cada curva das letras, piscando suavemente.

Agora feche os olhos e tente se lembrar exatamente da forma das letras, como se tivesse tirado uma foto delas. Abra os olhos e continue olhando os detalhes.


Para ativar seu cérebro na visão do contraste entre a letra e a página, feche agora seus olhos e imagine que as letras estão mais pretas, e o papel mais branco. Para ajudar você a se concentrar em sua imaginação repita 3 vezes a frase em voz alta “A letra é preta e o papel é branco”. Abra os olhos e olhe para as letras novamente. Repita esta imaginação.

Como as letras te parecem agora? Mais nítidas? Com maior contraste? Mais fáceis de ler? 
     A imaginação  já é muito utilizada na reabilitação física em paralisias, onde a pessoa imagina e pensa nos movimentos antes de tentar executá-los. Os benefícios são comprovados, pois esta prática ativa novas conexões cerebrais e estimula a circulação sanguínea, contração muscular e ativação neurológica da área onde o movimento foi imaginado.

Pois bem, com a visão também funciona, quando visualizamos mais contraste entre a letra e o papel, nosso cérebro envia impulsos nervosos referentes a esta interpretação, e isto facilita a conexão entre a nossa mácula e o cérebro, tornando as letras mais visíveis. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário