Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tratamento natural e exercícios visuais para Ambliopia

A ambliopia é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. Um olho é muito diferente do outro, sendo que o mais fraco (também chamado de olho preguiçoso) acaba por não evoluir e participar muito pouco da visão. Isso acontece por diversos motivos, dentre os mais comuns o estrabismo (desvio do olho), e também uma grande diferença de grau (dos óculos) entre um olho e outro.
Um dos princípios do método Self-Healing para melhorar a visão é o Equilíbrio no uso dos 2 olhos. Por essa razão, muitos exercícios visuais auxiliam quem possui Ambliopia, no sentido de fortalecer o olho mais fraco e relaxar/descansar o mais forte.

O termo “olho preguiçoso” na realidade não é apropriado, pois na verdade, o cérebro simplesmente não está usando um dos olhos. Aí está a chave da questão. O quanto o cérebro pode se desenvolver e evoluir quando estimulado está cada vez mais em estudo, e muitas descobertas ainda estão sendo feitas. Por esse motivo é que acreditamos que a Ambliopia e o estrabismo podem melhorar mesmo após os 7 anos de idade. Minha experiência profissional e a de muitos colegas reafirmam que a melhora pode acontecer em qualquer idade, e seu cérebro possui elasticidade suficiente para respaldar isso.

Segue abaixo algumas dicas de exercícios, porém existem muitos outros e cada caso demanda alguma adaptação. No caso de crianças os exercícios são adaptados por meio de brincadeiras, veja alguns exemplos no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/10/exercicios-para-os-olhos-de-criancas.html

·       Sunning – Faça pelo menos 10 minutos de exposição dos olhos fechados ao sol. Veja como fazer esse exercício no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html

·       Palming – Veja no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html  e pratique ao menos 12 a 15 minutos por dia.

·  Compressa morna nos olhos. Umedeça uma toalha com água morna, deite-se e coloque-a sobre os olhos fechados por 5 minutos, 1 a 2 vezes ao dia. O aquecimento da região ajudará a diminuir as tensões.

·       Massagem com um profissional e automassagem: Procure com frequência ser massageado, principalmente na região da face, pescoço e ombros. A automassagem pode ser praticada todos os dias, veja no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/relaxe-visao-com-automassagem.html .O relaxamento destas áreas ajuda muito no relaxamento dos olhos, essencial para melhorar ambliopia e estrabismo.


·       Pisque independente cada um dos olhos 5 minutos por dia. Pisque o direito e depois o esquerdo, e assim por diante. Muitas vezes é difícil no início, mas com o treino ficará mais fácil.


·       Pratique o Balanço longo 3 a 4 vezes ao dia. Veja no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/12/melhore-seu-foco-e-sensacao-de.html

·       Você pode cobrir o olho mais forte com um tampão e estimular o olho mais fraco 2 a 3 vezes ao dia por 10 minutos. Veja como fazer no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/07/estimulando-seu-olho-mais-fraco.html

·       Um bom exercício para equilibrar o uso dos dois olhos é o chamado Melissa. Veja no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/03/equilibrando-o-uso-dos-olhos.html e pratique ao menos 1 vez ao dia por 10 minutos.


·       Ensine seu cérebro o que focalizar e o que não focalizar. Veja no link: http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/03/melhorando-presbiopia-ou-vista-cansada.html

Estes são exercícios importantes para melhorar o problema, porém existem muitos outros que possibilitam os dois olhos a funcionarem juntos. Como disse anteriormente, cada caso é um caso, e estou à disposição para ajudar e orientar a melhor sequência de exercícios específicos.
Em meu site (www.metodoseflhealing.com.br) você pode acessar o artigo científico que publiquei sobre um tratamento realizado com uma garota com ambliopia, utilizando os exercícios visuais por meio de brincadeiras. O resultado foi muito positivo. Leia o artigo no link: http://www.metodoselfhealing.com.br/casos-reais-artigos.html

Acredite e se dedique. Boa prática!!!

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário: