Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Alimentos que auxiliam na saúde ocular

Já está mais do que divulgado que ter uma alimentação saudável nos ajuda a ter uma vida equilibrada, e nossos órgãos funcionando em melhores condições. Aliados aos exercícios oculares, alguns alimentos ajudam a manter nossa visão saudável.
Uma das vitaminas mais poderosas para nossa visão é a vitamina A, sua falta pode causar degeneração macular, olhos secos, catarata e má visão noturna. Encontramos essa vitamina em alimentos com tonalidades amarelas ou alaranjadas, como por exemplo, na cenoura, abóbora, mamão, manga e pêssego.
Fontes de vitamina C também são indicadas, como frutas cítricas (laranja, limão, caju e acerola), e morango, e de vitamina E como noz e azeite de oliva extra virgem. A vitamina B12 também é muito importante para a saúde do nervo óptico, e pode ser encontrada em carne de vaca, peixes, fígado, iogurte e ovos.
Pesquisas atuais trazem substancias como a Luteína e Zeaxantina como fundamentais para a saúde dos olhos. Alimentos ricos em luteína são vegetais verdes escuros: Couve, espinafre, rúcula, agrião e brócolis. Luteína e Zeaxantina também são encontradas em gemas de ovo, milho, ervilha e repolho.
Alguns peixes de água fria, como salmão e bacalhau, são ricos em ômega 3. Essa substância tem uma ação antiinflamatória, que previne a formação de coágulos na retina. As nozes também são ricas em ômega 3.
Uma dieta saudável e repleta de frutas e vegetais, principalmente vegetais verde escuros e amarelos, e minerais como zinco, cobre, magnésio e selênio, encontrados em castanhas, tomate, amendoim, lentilhas, é a ideal para quem quer manter os olhos saudáveis e nutridos.

Bom apetite !! Seus olhos agradecem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário