Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESTIMULAÇÃO VISUAL COM LUZES


Muitas vezes ouço a pergunta: “Tenho um conhecido com uma visão muito baixa, mesmo assim o método Self-Healing funciona?”. Sempre respondo que se ele tem alguma visão, seja ela somente vultos, sempre temos por onde tentar melhorar com os exercícios.

E um dos exercícios que utilizo em meu consultório e indico para pessoas com baixa visão é a estimulação com luzes piscantes. Essas luzes são aquelas que são muito utilizadas em festas e shows, e podem ser encontradas nas lojas de brinquedos e lojas populares.

Luzes que piscam ajudam a estimular áreas da retina onde a visão foi perdida. Para usá-las, sente-se primeiro em um aposento o mais escuro possível e empalme os olhos por cerca de 5 min ( ).

Cubra o olho mais forte com a mão, um pano ou tampão, ligue a luz piscante e segure-a cerca de 30 cm do olho descoberto. Consegue perceber quando está acesa e quando está apagada? Consegue distinguir suas cores? Se conseguir dizer que ela está piscando então temos muito para trabalhar.

Sem permitir sua cabeça se mover ou acompanhar os olhos, mova a luz para os lados, para cima e para baixo, e perceba até quando você consegue vê-la. Descubra uma área que a luz fique menos visível ou não visível. Segure a luz em frente a esta área, feche os olhos e visualize que você a vê claramente, abra os olhos e continue olhando para a luz. Repita algumas vezes essa visualização e perceba se a imagem da luz está ficando mais clara ou brilhante.

Tenha em mente que as células da retina podem se cansar muito facilmente. Se para você meio minuto é muito, então respeite seu limite, empalme os olhos para descansar, e depois continue o exercício. Se para você o exercício não causa cansaço, mesmo assim à cada 3 minutos para e faça um palming para relaxar os olhos.

Nosso sistema visual e nervoso é extremamente complexo, portanto sempre digo que podemos tentar antes de declarar que não há nada a fazer pelos olhos das pessoas com baixa visão.

Portanto, tente, dê uma oportunidade e um estímulo para seus bilhões de neurônios e células da retina.

2 comentários: