Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dicas para melhorar irritação e coceira nos olhos

Nossa rotina muitas vezes maltrata nossos olhos, isso é fato. Infelizmente a vida moderna dos escritórios, regados a ar condicionado, iluminação artificial e stress não facilita para nossa saúde ocular. A poluição das cidades, engarrafamentos, e a oscilação climáticas muitas vezes nos causa irritação e coceira nos olhos.
Nós também temos culpa no cartório. Abusamos da leitura, uso do computador, sem piscar e respirar o suficiente; dormimos poucas horas, em quartos que não são completamente escuros, usando máscara para dormir; mantemos uma má alimentação, bebemos pouca água, isso para citar o mínimo.
Por esta razão, mesmo quem não apresenta problema visual necessita relaxar os olhos. A boa notícia é que existem exercícios e técnicas naturais que ajudam muito quem sofre com olhos irritados. Alertando que é sempre recomendado consultar um oftalmologista para entender a causa da irritação, que muitas vezes pode ser causada por outros fatores, além dos que citei acima. Segue as dicas:

- Compressas frias são muito eficientes para relaxar e diminuir a irritação nos olhos. Você pode umedecer uma toalha limpa ou algodão com água gelada, água boricada gelada, ou água termal (ambas facilmente encontradas em farmácias) e colocar sobre os olhos fechados por 5 min, uma vez ao dia. Aproveite para relaxar em um local tranquilo e respirar profundo durante o tempo da compressa.

- Pratique todos os dias os exercícios para relaxamento dos olhos, os principais são:

- Treine seus olhos para piscar com maior frequência e de maneira relaxada. Veja técnicas para piscar melhor no link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/10/tecnicas-para-piscar-mais-e-melhor.html


- Cuide de sua saúde em geral: Evite locais com ar condicionado, beba muita água, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, e pratique exercícios físicos.

- Evite máscaras para dormir, pois por mais confortável que seja, ela gera um atrito no globo ocular e pode causar ou agravar uma irritação desnecessária. Caso você não consiga dormir sem a máscara, experimente apenas apoiar uma seda leve sobre os olhos na hora de dormir, pois ela cairá de seu rosto durante a noite, sem você perceber. Deixar o quarto completamente escuro é outra solução. Procure cortinas escuras e grossas para as janelas, coloque fita isolante na luz pequena dos aparelhos eletrônicos, e apoie toalhinhas grossas sobre a luz do rádio relógio.

- Lavar e limpar os cílios com shampoo neutro para bebês uma vez ao dia também pode ajudar muito na irritação e coceira nos olhos. Muitos oftalmologistas indicam esse procedimento para pacientes com caspas nos cílios e blefarite (doença crônica que causa inflamação e aumento da oleosidade nos cílios).


- Evite coçar e apertar os olhos, sei que é difícil, mas resista a tentação. O alívio imediato de coçar os olhos não compensa, pois o atrito de sua mão agravará ainda mais a irritação. Ao invés disso, faça as compressas frias, lave o rosto suavemente com água corrente, e caso passe as mãos nos olhos o faça o mais suavemente que puder, e com as mãos muito limpas.

Cuide daqueles que te colocam em contato com o mundo!!! Administre sua fadiga ocular, não passe dos limites achando que os olhos não vão sofrer a consequência de suas atitudes. Trate-os com o carinho que merecem!!

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vídeo Workshop Os Olhos: Conhecendo e cuidando de nossas janelas para a alma

Envio o link do vídeo produzido por Carlos Bighetti sobre o workshop Os Olhos: Conhecendo e cuidando de nossas janelas para a alma, que realizei em parceria com a oftalmologista Dra Rosana Maura Gentil em agosto deste ano.
Este vídeo mostra um pouco do trabalho que realizo nos cuidados com os olhos utilizando os exercícios e técnicas do método Self Healing de Meir Schneider!!
Participações especiais da Nutricionista Amanda Buonavoglia (985479495) e das Euritmistas Elizabete Canelada e Tânia Vidigal da Clínica Tobias (5524 9054)


Assistam e divulguem!!


Abraços

Tatiana

Grupo de prática especial no Parque Villa Lobos para o dia das crianças

Olá Pessoal

Só para lembrar, sábado agora dia 12 de outubro teremos o grupo de prática no Parque Villa Lobos especial para as crianças de 0 a 90 anos rsrs. 
Mesmo que você não tenha filhos traga a criança que existe dentro de você. 
Ano passado fizemos o mesmo grupo especial e foi muito gostoso exercitar os olhos e o corpo por meio de brincadeiras divertidas. 
Gosto muito de adaptar o método Self-Healing desta forma, portanto, aproveitem !!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas corporais e visuais para Gestantes


Olá Pessoal! Hoje dicas especiais para Gestantes. Não sei se todos sabem, mais estou passando por este momento mágico que é a gravidez. Agora estou entrando no sétimo mês da gestação do meu primeiro filho, Benjamin. Por óbvia inspiração pessoal envio hoje algumas dicas de exercícios que podem tornar esse momento ainda mais agradável e saudável. Espero que aproveitem e repassem!! Estarei normalmente no grupo do parque Villa Lobos todos os sábados até dezembro, e até lá mando notícias sobre como ficará o grupo no ano de 2014.


Gerar um filho é uma dádiva dada às mulheres. Até hoje agradeço por ter nascido deste sexo e poder proporcionar a vida, dar abrigo, calor, nutrientes, aconchego e carinho a um ser que está vindo para este mundo.
A gestação é um momento especial, e que também precisa de certos cuidados com a saúde para que corra tudo bem com a mãe e com o bebê. Deixar as dores e incômodos de lado muitas vezes necessita de certa dedicação da mãe, e por esta razão, trago aqui inspirada em minha experiência pessoal, algumas dicas para auxiliar as mulheres a tornar essa fase da vida ainda mais esplendorosa.

- Lidando com as dores nas costas - Alongamentos e movimentos para a região lombar são essenciais:
·       Deite-se de barriga para cima, sobre uma superfície não tão dura, dobre os joelhos, apoie os pés no chão, e tombe as duas pernas para um lado, enquanto vira seu pescoço para o lado oposto, e depois inverta, devagar e respirando profundo, em um movimento contínuo e fluido para um lado e para o outro. Repita 30 a 50 vezes. Agora cruze uma perna sobre a outra (com os joelhos juntos), e faça o mesmo movimento para um lado e para o outro. 20 a 30 vezes com cada perna por cima.

 ·       Ainda de barriga para cima dobre o estique alternadamente os joelhos, arrastando os pés. Enquanto um joelho sobe o outro desce. Deixe as pernas bem soltas, abdômen relaxado e imagine o movimento partindo das solas dos pés, que nunca saem do chão, somente se arrastam. Repita 40 vezes.

·       Deitada, com as duas pernas dobradas e afastadas, pés apoiados no chão, traga agora o joelho direito em direção ao pé esquerdo, sem deixar a perna esquerda tombar para fora. Alterne com levar o joelho esquerdo ao pé direito. Faça 30 repetições bem fluidas e suaves.


·       Sentada, agora dobre uma perna para frente e outra para traz do corpo faça pequenos balancinhos com o quadril para frente e para traz, soltando toda a região pélvica. Depois troque a perna que está na frente e repita os balancinhos.

·       O texto que escrevi no blog sobre problemas na coluna contém outras dicas também muito válidas para as gestantes. Veja no link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/01/tratamento-e-prevencao-de-problemas-na.html

- Lidando com a falta de fôlego
·       Respire fundo e pratique exercícios para aumentar sua capacidade respiratória. Todos os exercícios estão descritos com detalhes nos links:http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-e-tecnicas-para-melhorar.html      http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-tratar-problemas.html

-Estimulando a visão de seu bebê ainda do ventre, e relaxando a sua:
·       A exposição ao sol é indicada por todos os médicos em razão da produção da Vitamina D e o equilíbrio de Cálcio no corpo. Mas olha que notícia boa, expor a barriga ao sol também começa a estimular as células visuais de seu bebê. Ele já faz o exercício de ensolar (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html) antes mesmo de nascer !! Você pode brincar com a luz e sentir como ele reage: fique sob a luz do sol e de tempo em tempo faça sombra em sua barriga, alterne entre luz e sombra. Geralmente os bebês reagem com movimentos a este tipo de estímulo, o que é muito gostoso. Interaja com ele, diga que a luz do sol é maravilhosa, cante e curta os chutinhos que você vai receber de volta.
·       Alterações visuais como embaçamento são normais durante a gestação. Para amenizar estes incômodos procure relaxar seus olhos no exercício do palming (veja a descrição no link http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) Enquanto faz o palming aproveite para respirar profundo, e visualizar pensamentos como: uma boa hora do parto, tranquila e natural; a saúde do seu bebê fluindo bem; sua circulação sanguínea para o ventre circulando livremente etc..

- Estimulando o tato do bebê ainda na barriga
·       Quando você acaricia a barriga o bebê sente sues movimentos e geralmente reage a eles, dependendo da época da gestação. Fazer massagens suaves em seu abdômen vai ajudar o bebê a desenvolver o sentido do tato e também aumentará sua interação e conexão com ele.

A dica principal é: Estabeleça uma conexão com o seu corpo. Não deixe com que a preocupação com o enxoval, quarto, chá de bebê ocupe toda sua atenção. A essência da gravidez é muito mais do que isso. Se dê a chance de parar, se desconectar do mundo e ligar-se com seu corpo e seu bebê. A sociedade é imediatista, e exige que a mulher trabalhe até o último momento e que depois retorne suas atividades o mais rápido possível, linda, magra, disposta e mais produtiva do que nunca. Não caia nessa mãe, se tem um momento da vida que você pode e precisa se desligar do mundo é agora, não deixe passar, não deixe o mundo te engolir com exigências desnecessárias, saiba dizer não às pressões que recebemos diariamente e curta o seu momento!
Respire fundo, tome sol, mexa-se, toque-se e viva esse maravilhoso mundo da gestação plenamente!!

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:

Depoimento - Caso de melhora da visão com os exercícios visuais do método Self-Healing

Hoje envio um depoimento de uma pessoa que melhorou sua visão com os exercícios visuais. Que seja uma inspiração para todos nós! Presencio e ouço relatos de melhoras todos os dias, e é muito positivo compartilhar com os outros, portanto, se você se inspirou escreva um depoimento sobre sua melhora e me envie, que divulgarei aqui no blog!!


É com grande alegria que dou o depoimento que se segue, após maravilhosa notícia de melhora da minha visão.
Em junho de 2011, fui submetida a mapeamento da retina, por estar sentindo pequeno embaçamento na visão do olho direito. Nesse exame foi constatada a presença de membrana epirretiniana na área macular, com discreto pregueamento (grau zero de Gass) no mesmo olho direito. Em agosto de 2011, fui submetida a uma angiofluoresceinografia , que revelou a presença de membrana epirretiniana em ambos os olhos. Meu oftalmologista clínico, no retorno, afirmou que essas membranas poderiam desenvolver, provocando grande baixa na visão. Havia a chance também delas permanecerem estáveis. Por ser uma cirurgia delicada e de risco, seria prudente aguardar o desenvolvimento ou não da doença.
Em 31/10/2011, levada por dúvidas de opiniões divergentes sobre a cirurgia, resolvi consultar uma retinóloga indicada por meu cunhado médico. Após o exame clínico, ela pediu que eu realizasse ali mesmo um OCT. Com o resultado em mãos, ela me disse que havia um grande desenvolvimento da membrana epirretiniana do OE e que em janeiro, me encaminharia para um cirurgião. Cai numa depressão profunda. Se o OE piorou tão rapidamente, o mesmo poderia acontecer com o OD e eu já “enxergava” a possibilidade de ficar cega ou “quase”.
Em dezembro, resolvi consultar com o oftalmologista cirurgião considerado o melhor do Brasil. Ele constatou a necessidade da cirurgia do OE logo, mas, antes devia resolver um problema antigo de entupimento do canal lacrimal do mesmo lado esquerdo sem o que ele não poderia me operar, porque corria risco de infecção. No mesmo dia fui examinada por um especialista de sua equipe, que me aconselhou a extirpar o canal lacrimal, já que eu havia feito anteriormente duas cirurgias do canal, sem sucesso. Foi um pânico total: tinha a minha frente 3 cirurgias a serem realizadas: extirpação do canal lacrimal,  vitrectomia e catarata [conseqüência obrigatória da vitrectomia].  Alem disso, o cirurgião não podia dar garantia de nada. Minha visão podia melhorar muito pouco, estacionar ou até mesmo piorar. “Mas a visão vai piorar de qualquer jeito” ele afirmou, caso eu não fizesse a cirurgia. Depois de ouvi-lo eu me sentia numa guilhotina, prestes a cair sobre o meu pescoço. Precisei de ajuda da acupuntura e medicação, de dia e de noite, para suportar a angústia e a depressão. Chorava muito e mal conseguia dormir. Com muitas dúvidas em decidir pela cirurgia, resolvi ouvir mais uma opinião de outro cirurgião, já que a princípio me falaram que só se operava em último caso, tendo em vista o risco da mesma. O diagnóstico foi o mesmo, acrescentado da possibilidade de retirada da membrana e ela se formar novamente.
Comecei a fazer um programa espiritual que me falaram ser poderoso. O programa consiste em fazer 63 afirmativas [de Jesus e dos apóstolos] durante 9 semanas, para se alcançar uma graça. Pedi a Deus que me orientasse e iluminasse minhas decisões. No trigésimo dia de oração repeti uma afirmativa que gravei para sempre: “Acredito que Deus abrirá sempre um caminho onde não existe caminho”. Me refiro a este programa espiritual porque, poucos dias depois, em fevereiro de 2012, entrando em uma farmácia de manipulação, me deparei com um artigo do “Estado de Minas” sobre visão e assim tomei conhecimento da terapeuta  Alja Lamas. Consegui seu endereço e telefone com um amigo que trabalha no Estado de Minas.
Ela me pôs a par do método “self-healing” criado pelo Meir  Schneider e comecei o tratamento com ela duas vezes por semana. Tinha muita pressa e ansiedade em obter alguma melhora para evitar a cirurgia e por isso comecei a fazer cinco horas de exercício por dia. Deus estava comigo na luta. Coincidentemente Meir Schneider veio a São Paulo na semana seguinte e eu pude me consultar com ele. Essa consulta foi gravada e enviada para Alja, terapeuta que me acompanharia no tratamento.
Aos trancos e barrancos, as vezes confiando, as vezes não, não desisti em nenhum momento. Em Outubro de 2012 me lembrei de retinólogo em quem eu poderia confiar. Tínhamos laços de amizade muito fortes provenientes de nossos pais. Com a dúvida sempre me rondando resolvi confiar no seu diagnostico. Depois de dois dias de minucioso exame em minhas retinas ele me afirmou que ainda não era aconselhada a realização da cirurgia tendo em vista o quanto eu enxergava e o risco da mesma. Combinamos um acompanhamento de seis em seis meses. Oito meses depois voltei a consultá-lo e qual não foi a minha surpresa quando ele disse que não encontrava explicação para a melhora da minha visão, já que esta doença não regride. Agora, mais do que antes, ele não indicava a cirurgia. Disse ainda que, se na próxima consulta eu apresentasse novas melhoras, ele iria indicar o método “Self-healing” para os seus pacientes, embora seu posicionamento inicial fosse de descrença. Dessa vez chorei muito, mas de pura alegria e gratidão.
Gostaria de agradecer especialmente a Alja que me iniciou no método, me acompanhou e pacientemente cuidou da minha ansiedade, me dando forças o tempo todo. Agradeço ao Meir Schneider que com seu método traz benefícios a pessoas do mundo inteiro. E, finalmente, a Deus ‘que abriu esse novo caminho para mim’. Espero, através desse depoimento, poder passar confiança e otimismo às pessoas que como eu, se viram sem rumo, e afirmar que com perseverança e fé o método “Self-healing” do Meir Schneider realmente funciona.  A minha experiência comprova isso.  Foi muito importante pra eu ler livros de pessoas que se beneficiaram do método e por isso, não poderia deixar de contribuir com o meu depoimento para beneficio de outras pessoas.
Hoje, estou bem e muito confiante. Neste mês de agosto, completo um ano e meio de terapia e exercícios que pretendo praticar para sempre.

Maria Cristina Pires Villela