Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TEREI TEMPO PARA MEUS OLHOS EM 2012?

Olá
Eis a nossa última dica de 2011, assim como o último grupo gratuito aos sábados no parque esse ano. Queria expressar o quanto foi maravilhoso compartilhar conhecimento com vocês tanto pelos e-mails, como pessoalmente. Obrigada por todas as mensagens, todas as trocas de experiência, tantas conquistas e alegrias.....Encontramos-nos agora dia 17 de dezembro no Villa Lobos, e depois faremos uma pausa até dia 14 de Janeiro de 2012, quando retomaremos com os encontros aos sábados e também com as dicas semanais!
Todas estas semanas aprendemos o quanto é importante cuidar de nossos olhos. Relaxamos na massagem, olhando longe, empalmando os olhos e respirando profundo. Aprendemos como fazer uma leitura mais saudável e em condições melhores para os olhos. Movimentamos o olhar, piscamos e entendemos como prestar a atenção em detalhes faz a diferença ter uma visão clara. Aprendemos quais os alimentos nos ajudam a ver melhor. Estimulamos a visão periférica, antes ignorada. Descansamos a vista cansada, soltamos nosso pescoço e nossa imaginação. Entendemos como funciona nossa visão na luz e na escuridão, e como ela é afetada por nossas emoções. Até alongamos os olhos.
Quanta coisa boa para a visão... Se você praticou conosco ou sozinho em casa essas dicas tenho certeza de que sentiu o quanto seus olhos podem melhorar. Recebi muitos e-mail e depoimentos de pessoas que descobriram uma nova forma de VER o mundo.
Porém, há muitas pessoas que acham difícil criar um programa de exercícios oculares em suas vidas. Há muitas razões para isso. Uma delas é que os exercícios são tão simples, que por vezes as pessoas não conseguem acreditar que eles estão fazendo algo. Outra razão é a resistência emocional, que pode ser a impaciência ou o puro tédio. Não gostamos de nos confrontar com o fato de termos uma visão fraca, ou quando temos uma visão perfeitamente normal, e que por tanto tensionar os olhos em nossa rotina essa visão se torna um pouco embaçada, não temos confiança e paciência necessárias para os exercícios, e sim preferimos o imediatismo de pegar os óculos.
A cada final de ano refletimos sobre o que fizemos e vamos fazer, e a dica de hoje é simplesmente pensar em tudo o que os seus olhos fazem por você, imagine sua vida sem eles. Mesmo os olhos mais míopes tornam a vida muito mais fácil e interessante para quem os possui. Se há alguma parte sua que merece atenção, são seus olhos.
Desejo festas muito coloridas e nítidas para todos vocês e que em 2012 cada um encontre mais tempo para cuidar de si mesmo e de seus olhos. Contem comigo para isso!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Você sabia que podemos alongar os olhos?

Essa semana uma nova dica para deixar seus olhos mais flexíveis e saudáveis! Estamos chegando perto do último grupo gratuito no Parque Villa Lobos do ano! Vamos até dia 17 de dezembro, e depois faremos uma pausa até dia 14 de Janeiro de 2012, quando retomaremos com os encontros aos sábados! Aproveitem esse finalzinho de 2011 para exercitar seus olhos conosco!
Você sabia que podemos alongar os olhos?
Nas academias ou nos parques fazemos alongamentos para vários músculos das pernas, dos braços, tronco etc... E o que move nossos olhos? Músculos extra oculares, ou externos, pois é, fibras musculares semelhantes as que temos em todo nosso corpo.
Músculos Extra Oculares

Portanto, se são músculos semelhantes, podemos alongar suas fibras e torná-las mais flexíveis. Com isso nossa movimentação ocular se dá de maneira mais solta e relaxada, e você terá músculos externos dos olhos mais fortes, flexíveis e mais fáceis de serem controlados.
O exercício de alongamento abaixo é excelente também para míopes, hipermetropes, e adultos ou crianças com desvio ocular (estrabismo).
Olhe o mais longe que puder para a direita, durante 5 segundos. Neste tempo faça também 5 piscadas, para não se esquecer de piscar. Deixe sua cabeça para frente e só mova seus olhos para a direita, sem mover a cabeça para a direita. Durante os 5 segundos que estiver olhando para a direita e piscando, sinta como os músculos dos olhos se alongam.
Após 5 segundos, volte seus olhos para o centro, pisque e faça o mesmo para a esquerda, depois para cima e para baixo, sem mover a cabeça, somente os olhos, mantendo-os 5 segundos em cada direção.
Você pode fazer o alongamento também nas diagonais. Olhando para o canto superior direito e esquerdo, e canto inferior direito e esquerdo, uma de cada vez.


Depois de alongar para todas as direções mova os olhos em círculos, de 3 a 5 vezes para cada direção, piscando e massageando a região das sobrancelhas e testa.
Pratique esse exercício quantas vezes quiser, em qualquer hora do dia, porém ele nunca pode provocar cansaço, ou seja, procure fazê-lo sem tensão, piscando suave e respirando profundo !

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Melhore seu foco e a sensação de movimento enquanto você olha!

Hoje envio uma dica para melhorarmos nosso foco e nossa visão em movimento!!! Sábado no Parque levarei uma maquete dos olhos para explicar como funcionam todas as estruturas, e como elas são afetadas pelos exercícios visuais, aproveitem!!
Em todas estas semanas de dicas para se ter uma boa visão falamos sobre o relaxamento dos olhos e muitas vezes também sobre a movimentação ocular.
Tendemos com o passar da idade a ficar com nosso olhar fixo, sem movimento. Isso porque não focamos os detalhes, e sim passamos por eles sem percebê-los, muito pelo excesso de informação dos dias atuais, e muito pela falta de interesse em olhar.
O exercício de hoje aumenta a sensação de movimento enquanto você olha. Você pode praticá-lo várias vezes ao dia, e isso aprimorará a sua visão de foco, mesmo em movimento. Ele se chama Balanço Longo:
Fique em pé, com as pernas bem separadas, e um dos braços estendido. Coloque seu indicador à 60 cm de seu rosto, alinhado com seu nariz, e olhe para a unha desse dedo, focalize-a. Mova seu braço e seu tronco para a esquerda e para a direita, fazendo um balanço, sem deixar de focalizar a unha, siga-a com os olhos. Mova a cabeça de modo que seu nariz sempre esteja em direção ao seu dedo.
Perceba que quando você focaliza o dedo ao mesmo tempo em que balança seu braço e seu corpo de um lado para o outro, tudo ao seu redor se movimenta na direção oposta. Pisque e não perca o foco, mesmo em movimento.
Depois de 1 min, ou quando cansar troque o braço que está estendido, e faça a mesmo exercício utilizando o outro braço. Movimente seu tronco de maneira relaxada e nunca deixe de piscar.
3 minutinhos algumas vezes ao dia, ajudará a melhorar seu foco e a sensação de movimento enquanto você olha !

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os olhos e as emoções

Essa semana uma dica diferente! O processamento visual é bastante complexo, mas a cada dia vamos nos descobrindo, e essa dica não é exatamente um exercício ou uma técnica, e sim um esclarecimento para entendermos melhor como funciona os nossos olhos.

Reparem em como sua visão reage às suas emoções. Preste a atenção em como está enxergando após uma briga, ou então após ter se estressado com o trânsito, após uma semana de provas, ou dias seguidos de muita correria e stress....
Geralmente ela se apresentará pior, e isso influenciará nos exames oftalmológicos, por exemplo. Sua visão pode se mostrar pior do que realmente ela é.
Não se pode questionar que as nossas emoções afetam nossa visão. Quando uma pessoa experimenta forte emoção negativa, seja medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente. Se a experiência é repetida com bastante freqüência, os resultados podem tornar-se permanentes.
Podemos observar isso mais claramente em algumas ocasiões da vida. Se você tem um problema visual, seja ele qual for, tente lembrar em qual situação da sua vida ele começou...
Um exemplo muito claro, é que geralmente crianças desenvolvem miopia aos 7, 8 anos de idade, coincidentemente com os primeiros anos do ensino regular. Aqui a criança fica muitas horas em sala de aula fechada, exigindo muito dos olhos, sem descansar a visão, e se depara com três emoções negativas muito comuns nessa época: a frustração, o tédio e a ansiedade.
Se são bons alunos, sentem-se ansiosos para manter seu alto nível. Se são alunos fracos, sofrem constantes frustrações. E para amplos os tipos de alunos, se terminam uma lição que acharam fácil ou difícil demais, há oportunidades de sobra para ficar com o olhar perdido no espaço, entediado.
O mesmo pode ser observado nos anos de Universidade, ou no início do primeiro emprego. Nessas ocasiões, a miopia pode ser um espelho da falta de clareza do futuro em direção ao qual se está trabalhando com tanto afinco.
Se estivermos infelizes, por exemplo, não desejaremos ver nada ao nosso redor, nossa visão pode piorar muito.
Em outras palavras, a não aceitação de nós mesmos ou de nossas vidas pode desempenhar um papel enorme na deterioração da visão.
Taí algumas coisas para refletirmos não só durante a semana, mas pela vida toda!!

Agradecimentos à Curitiba

Pessoal de CURITIBA
Gostaria de agradecer o carinho e atenção de todos, especialmente ao Pedro Paulo de Oliveira e à Giuseppina Helena Lofredo, pessoas maravilhosas, que tornaram minha ida à Curitiba possível.
Agradeço a oportunidade de poder ajudar váras pessoas da região, tão únicas e encantadoras.
Começo do ano que vem provavelmente estarei de volta!!
Aguardem...
Abraços apertados à todos que conheci nessa cidade incrível!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista ao vivo Tatiana Gebrael Rede Record

Olá Pessoal
 Darei uma entrevista para um programa de televisão que passa na Rede Record da Região Sul.
O programa se chama Ver Mais e vai ao ar amanhã (quinta feira) por volta das 13:00.
Falarei ao vivo sobre o método Self-Healing, a agenda de palestra e atendimentos em Curitiba, e demonstrarei alguns exercícios!! 

Facilite para seus olhos!!!

Do mesmo modo como os outros exercícios que já aprendemos e que foram projetados para mudar nossos hábitos visuais, nosso hábito de leitura muitas vezes também necessita ser modificado.
Tente evitar, tanto quanto possível, qualquer coisa que seja impressa em tipo de letra difícil de ler. Às vezes ficamos realmente surpresos com a total falta de consideração pelos olhos, óbvia muitas publicações impressas em tipos tão pequenos, tão pouco claros, ou tão elaborados que provocariam esforço ocular em qualquer pessoa.
Tente ficar afastado de tudo isso. E, se tiver dificuldade em situações inevitáveis, tal como documentos, rótulos ou bulas, não tente lê-los forçando os olhos. Leia-os quando seus olhos estiverem repousados e em luz confortável. Massageie a região da testa, pisque e respire!
Facilite para seus olhos!!!
Quer saber mais?   
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIORES INFORMAÇÕES E CONTATO:
suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Seus olhos gostam da luz natural! Aproveite o Parque Villa Lobos

Post passado enviei uma dica sobre visão noturna, agora essa semana falaremos do contrário, de luz!!! Uma dica que tem tudo a ver com as aulas de exercícios visuais (sob luz natural) no Parque Villa Lobos. Todo sábado estou disponível pessoalmente para ensinar os exercícios, praticá-los, conversar e dar orientações sobre o seu problema visual em específico. No parque também você pode encontrar todos os materiais sobre o método Self-Healing: Livros, Cds, e os Kits práticos para praticar os exercícios em casa.
Aproveite, é gratuito, sem compromisso, você pode ir quando quiser, somente no sábado que estiver disposto. O grupo começa às 8:30, e vai até às 9:30, ao lado do anfiteatro. CONFIRMADO MESMO NO FERIADO. Passe algumas horas do seu final de semana cuidando da sua saúde, e aproveite para curtir o Parque Villa Lobos, que é lindo!!


Trago aqui um trecho muito importante do livro de Meir Schneider (criador do método Self-Healing).
“A luz é o veículo que traz todas as informações visuais a nossos olhos. Luz e visão são sinônimas. Pessoas que passam a maior parte do seu tempo trabalhando ao ar livre, sob luz natural, tendem a apresentar melhor visão do que outras que vivem a maior parte do tempo em recintos fechados.
Quanto mais tempo passamos em luz fraca, inadequada, artificial, menos nossos olhos estarão preparados para a luz. Isso porque nossas pupilas ficam cronicamente dilatadas, abrindo o máximo possível para a fim de aproveitar toda a luz disponível, e a exposição à luz solar pode ser muito incomoda e dolorosa quando os olhos se encontrar nessa condição”
Então pessoal, aí vai a dica, passe mais tempo de sua vida sob a luz natural. Aproveite seus dias de folga, seu horário de almoço, mesmo que mínimo, para ficar sob a luz do sol. Troque a televisão e o cafezinho pela luz natural. Estude, use o computador na varanda ou no quintal. Abra as janelas e as cortinas.
Se isso for muito difícil para você, significa que é mais necessário ainda. Tente começar a sair quando o sol estiver mais fraco, massagear muito ao redor dos olhos, e piscar constantemente. Isso ajudará a ficar no ambiente aberto sem desconforto.
Não perca mais tempo de sua vida entre 4 paredes, debaixo da luz branca e com ar condicionado !!!
Passear no parque lhe parece mais atrativo agora? Aproveite!!!
Quer saber mais?   
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIORES INFORMAÇÕES E CONTATO:

Como cuidar de nossa visão noturna? Como ela funciona?

Nosso sistema visual é muito eficiente. Quando o deixamos agir com naturalidade e não interferimos com nossos maus hábitos visuais ele é incrível.
Uma dessas habilidades é a adaptação ao escuro. Quando há pouca luz, nossa pupila se dilata, e há um ajuste em nossa retina para ativar células chamadas Bastonetes. Estas células são encontradas em sua maior freqüência em nossa visão Periférica, e são ativadas quando há pouca luz e também pelo movimento de algum objeto em nossa periferia.
Você percebe claramente este fenômeno quando se deita para dormir em um quarto escuro. Em um primeiro momento seus olhos não conseguem captar nenhuma imagem, mas depois de alguns minutos já conseguem distinguir a forma das paredes, da janela e definir alguns objetos.
Podemos estimular esse processo de adaptação !!! A Primeira dica é dormir com o quarto completamente escuro. Evite qualquer tipo de luz vinda de fora, ou de algum aparelho eletrônico, pois isso inibe a ativação dos seus bastonetes. Na hora de dormir, cubra as luzes dos aparelhos com fita adesiva ou panos escuros.
Experimente suas habilidades visuais, fortalecendo e estimulando suas células em ambientes totalmente escuros. Se estiver em um sítio ou região longe das luzes da cidade aproveite para não acender as luzes ao anoitecer!
Se por acaso você acordar no meio da noite evite acender as luzes. Tente caminhar pela casa e perceber como sua visão noturna está ativada. Se você acender as luzes o processo de adaptação ao escuro é encerrado e a ativação dos seus bastonetes irá começar toda novamente.
Outra dica está na alimentação. Nos bastonetes existe uma substância sensível à luz – a rodopsina – produzida a partir da vitamina A. Portanto consumir alimentos ricos dessa vitamina irá contribuir para a saúde de sua visão noturna.
Os exercícios visuais de empalmar os olhos, e estimular a visão periférica (descritos neste mesmo blog) também são excelentes para ativar e cuidar de nossa visão no escuro.
Apague as luzes e aproveite!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DRA. TATIANA GEBRAEL EM CURITIBA

Palestra, workshop e atendimentos nos dia 17 a 20 de novembro. PARTICIPEM!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ver é querer ver


A visão é composta de 3 passos envolvendo olhos, cérebro e mente. Até aqui só falamos do primeiro passo, ou seja, de como melhorar a saúde de nossos olhos. Porém, a visão não depende somente deles, o cérebro e a mente irão selecionar os dados visuais que chegam aos olhos, escolher aqueles aos quais prestar mais atenção, reconhecê-los e interpretá-los.
Para aperfeiçoarmos nossa visão precisamos reconhecer que ela é uma interação complexa entre os olhos e a mente. O primeiro obstáculo é acreditar que os olhos podem melhorar, depois acreditar que se pode ver e relaxar.
A memória e a imaginação são os instrumentos da mente para aperfeiçoar a visão, e você pode utilizá-los em seus exercícios visuais.
Por exemplo, durante o palming (descrito neste blog), imaginar a escuridão total, ou coisas que remetem a cor preta, leva o nervo óptico a reagir de fato como se ele estivesse vendo a escuridão, o que significa para ele parar de trabalhar e descansar.
A imaginação também pode ser utilizada para deixar algo que está vendo mais nítido. Olhe para uma foto, ou para um cartaz, pisque e movimente seus olhos de detalhe em detalhe da imagem. Agora feche os olhos e imagine (visualize) aquela imagem mais nítida e clara, com mais detalhes e contraste. Abra os olhos e continue olhando para esta imagem. Faça isto repetidas vezes, e veja se o que você imaginou de fato aconteceu.
Parece sobrenatural, mas não é, o simples fato de imaginar algo com o corpo ou com a visão faz com que os nossos nervos e músculos se preparem para aquela ação que você imaginou, colocando seu corpo à disposição de sua mente.
Portanto, aproveite a dica e solte sua imaginação!!




PESSOAL DE SÃO PAULO E REGIÃO, NÃO DEIXEM DE APROVEITAR OS SÁBADOS INCRÍVEIS DE SOL E A OPORTUNIDADE DE PRATICAR OS EXERCÍCIOS PARA OS OLHOS NO PARQUE VILLA LOBOS. MAIS INFO EM www.metodoselfhealing.com.br 

Os óculos com furinhos - yoga para os olhos funcionam?

Primeiro quero deixar claro que os óculos não foram criados por nenhum terapeuta do método Self-Healing, e que o exposto adiante é minha opinião particular – Tatiana Gebrael.
Minha resposta é DEPENDE. Depende do seu objetivo com eles.
Eles curam miopia? Minha resposta é: NÃO SOZINHOS. Não basta você simplesmente colocar estes óculos o dia todo, sair andando por aí trombando nas paredes e achar que somente com isso está curando seu problema visual.
Então pra que ele serve? Em meu consultório particularmente utilizo os óculos de furinho para trabalhar FOCO. Pois é exatamente isso que eles fazem, condensam a luz a pequenos pontos e melhoram nosso foco. Mas sua ação é estritamente imediata, ou seja, melhora o foco somente quando você está utilizando os óculos.
Outra utilização muito interessante para eles é quando, após o tratamento pelo método, ou seja, vários meses praticando os exercícios visuais, verificado pelo oftalmologista que o grau de seus óculos diminuiu e que você está prestes a tirá-los completamente, o óculos de furinhos podem substituí-los em algumas atividades. Por exemplo, se meu grau de óculos é baixo, talvez eu consiga realizar uma leitura somente usando os óculos de furinhos, que melhora meu foco instantaneamente, e me ajuda a ler sem lentes artificiais.
Ou seja, pessoal, não existe milagre nesse caso. Se você quer melhorar seu problema de visão, pratique os exercícios do método Self-Healing (todos que passo aqui semanalmente e outros, comprovados cientificamente), e eventualmente, pode usar os óculos de furinhos como mais uma das ferramentas quando está lendo ou praticando atividades de visão de perto.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enxergue rostos

Se o simples pensar sobre o assunto já faz com que você fique desconfortável, isso significa que é mais importante ainda você fazer esse exercício.
Olhar para rostos, estudar seus detalhes acabou por tornar-se inaceitável em muitas situações sociais, por ser considerado rude ou até agressivo.
Ao evitar encarar as pessoas, acabamos por evitar boa parte de nossos ambientes. Esse hábito é prejudicial à visão. De maneira deliberada, não focalizamos rostos, aprendendo a olhar através das pessoas em elevadores, trens e ônibus. Terminamos, assim, perdendo muito de nossa capacidade de focalizar o que quer que seja.
É possível que você ache mais confortável praticar esse exercício na companhia de amigos ou de seu grupo de exercícios. Sente-se a uma distancia que você não consiga ver o rosto de seu amigo perfeitamente, e comece a fazer os deslocamentos oculares, percorrendo detalhe por detalhe, piscando. Não seja crítico; empregue seu tempo em fazer movimentos oculares, seja tentando localizar o nariz e os olhos, seja contando os cílios.
Trecho do livro Manual de autocura - Meir Schneider.

Exercício para Presbiopia - vista cansada

Quantas vezes você já ouviu: “minha vista está ficando cansada com a idade”, “meu braço está ficando curto rs”. Pois é, se trata da famosa Presbiopia, ou vista cansada.
Acreditamos que a causa da Presbiopia seja o enrijecimento do cristalino (lente interna dos olhos), e o enfraquecimento dos músculos ao redor dos olhos.
Todos os exercícios já passados até agora (que estão no blog) são muito interessantes para melhorar a presbiopia.
Outro exercício importante é a flexibilização do cristalino: Retire os óculos ou lentes de contato, coloque o dedo indicador em frente aos olhos e alterne a cada 5 segundos olhar para o dedo, e olhar para longe (através do dedo). Olhe para o dedo e depois de 5 segundos olhe longe, assim sucessivamente, fazendo com que o cristalino fique mais flexível. Pisque e relaxe durante esse exercício, com duração de 2 a 3 min, sem se esquecer de respirar profundo.
Não se conforme com a frase: “com a idade todo mundo tem de usar óculos”, isso não é verdade, com exercícios simples sua visão pode ficar saudável e preservada por toda vida.
PRATIQUE CONOSCO ESSES EXERCÍCIOS NO PARQUE VILLA LOBOS - SP. TOTALMENTE GRATUITO, TODO SÁBADO DAS 8:30 ÀS 9:30, AO LADO DO ANFITEATRO. SAIBA MAIS http://www.metodoselfhealing.com.br/  

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MANTENHA SEUS OLHOS EM MOVIMENTO

Você está acostumado a ver embaçado à distância? Se sim, provavelmente você não olha muito longe e, em consequência, não desenvolveu hábitos ruins de visão, difíceis de mudar, associados ao olhar para a distância.
Isso geralmente acontece com os MÍOPES. Quando começam a exercitar seus olhos descobrem um mundo novo que existe ao olhar longe, e essa visão relaxada, sem hábitos ruins, provavelmente consegue progressos mais rápidos.
Podemos aproveitar essa falta de hábito para justamente desenvolvê-lo mais saudável para os olhos, sem vícios de tensão e sobrecarga.
Procure um local que consiga olhar longe (+ de 40 metros), retire seus óculos ou lentes (caso utilize), olhe alguns minutos para o horizonte e movimente seus olhos de um ponto a outro ao longo dele. Apreenda cada detalhe como se estivesse esperando pelo aparecimento de alguma coisa, ou procurando algo que perdeu, mesmo se essa imagem for muito embaçada.
Depois mova seus olhos para um horizonte um pouco mais perto, e outra vez movimente os olhos de um ponto a outro, de detalhe em detalhe, pisque suavemente e constantemente, e respire profundo.
Cada vez que você trouxer seus olhos para mais perto, deixe-os dançarem de um ponto a outro, mantendo a mesma suavidade e movimentação que mantinha olhando longe.

Olhe agora para a palma de sua mão, coloque-a a 10 cm dos olhos, e vá mudando seu foco de um detalhe a outro, piscando e deixando seus olhos rápidos e curiosos, como os de um bebê. 


Volte a olhar longe, movimentando sempre o olhar, e veja que agora você pode perceber mais detalhes do que antes, uma árvore que não tinha percebido, um detalhe de um prédio etc.. ,pois seus olhos agora estão mais relaxados, ágeis, e ávidos por detalhes.
Esse exercício tem duração de 5 a 8 min. Faça-o regularmente, associado aos outros exercícios e dicas do blog, e sinta como sua visão pode melhorar.

COM CHUVA FRACA OU MODERADA, SÁBADO O GRUPO DE EXERCÍCIOS GRATÚITO NO PARQUE VILLA LOBOS ESTÁ CONFIRMADO, NA ÁREA COBERTA DO ANFITEATRO !!!

Alimentos que auxiliam na saúde ocular

Já está mais do que divulgado que ter uma alimentação saudável nos ajuda a ter uma vida equilibrada, e nossos órgãos funcionando em melhores condições. Aliados aos exercícios oculares, alguns alimentos ajudam a manter nossa visão saudável.
Uma das vitaminas mais poderosas para nossa visão é a vitamina A, sua falta pode causar degeneração macular, olhos secos, catarata e má visão noturna. Encontramos essa vitamina em alimentos com tonalidades amarelas ou alaranjadas, como por exemplo, na cenoura, abóbora, mamão, manga e pêssego.
Fontes de vitamina C também são indicadas, como frutas cítricas (laranja, limão, caju e acerola), e morango, e de vitamina E como noz e azeite de oliva extra virgem. A vitamina B12 também é muito importante para a saúde do nervo óptico, e pode ser encontrada em carne de vaca, peixes, fígado, iogurte e ovos.
Pesquisas atuais trazem substancias como a Luteína e Zeaxantina como fundamentais para a saúde dos olhos. Alimentos ricos em luteína são vegetais verdes escuros: Couve, espinafre, rúcula, agrião e brócolis. Luteína e Zeaxantina também são encontradas em gemas de ovo, milho, ervilha e repolho.
Alguns peixes de água fria, como salmão e bacalhau, são ricos em ômega 3. Essa substância tem uma ação antiinflamatória, que previne a formação de coágulos na retina. As nozes também são ricas em ômega 3.
Uma dieta saudável e repleta de frutas e vegetais, principalmente vegetais verde escuros e amarelos, e minerais como zinco, cobre, magnésio e selênio, encontrados em castanhas, tomate, amendoim, lentilhas, é a ideal para quem quer manter os olhos saudáveis e nutridos.

Bom apetite !! Seus olhos agradecem !!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pescoço relaxado faz bem para os olhos!!!

“Os olhos afetam o resto do corpo e são simultaneamente por ele afetados” Meir Schneider.
Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Uma pessoa tem o pescoço tenso devido à miopia, ou o problema visual foi causado pela tensão no pescoço? Nem sempre é possível dizer. Entretanto, é provável que ambas apareçam juntas.
Podemos pensar então que relaxar o pescoço melhora a visão? Sim, claro.
O exercício mais básico para o pescoço é o da rotação da cabeça. Gire bem devagar, em uma rotação ampla, 5 vezes para cada direção, e sinta onde estão as tensões e os estalos. Imagine que está desenhando círculos com a parte superior da cabeça no teto, e respire profundamente. '


Alongue seu pescoço para o lado direito (segurando-o com a mão direita), e com a mão esquerda dê batidinhas com as pontas dos dedos na região que está alongando. Faça o mesmo para o outro lado. Gire novamente o pescoço algumas vezes e sinta como agora o circulo flui com mais suavidade e com menos estalos.
Deitado de barriga para cima, entrelace os dedos atrás da cabeça, levante-a e movimente-a em círculos com suas mãos.
Não permita que seu pescoço faça o movimento, e sim deixe sua cabeça solta e pesada e a movimente com suas mãos. Esse exercício é muito bom para sentirmos o quanto queremos sempre forçar o pescoço e não deixamos ele relaxar.
Pescoço relaxado significa mais circulação sanguínea para a região da cabeça, o que melhora nossa visão, e também nosso funcionamento cerebral !!!

Palestra no Congresso Internacional das APAES e instituições Congêneres - Teresina Pi

Na ultima sexta feira, 30, estive na receptiva Teresina - PI, para ministrar a palestra: Método Self-Healing: contribuições e possibilidades para a reabilitação.
Queria agradecer aos organizadores do Congresso: Themistocles, Socorro, Edcarlos e todos os outros da equipe. e principalmente ao público da palestra, tão ávido por informações e interessados em novas formas  de se cuidar e cuidar de seus pacientes.
Provavelmente em breve retornarei à Teresina para um workshop e posteriormente cursos.
Obrigada Piauienses !!!
Comigo nesta foto Themístocles, presidente da federação das Apaes do Piaui.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VISÃO DE CRAQUE - ESTIMULANDO A VISÃO PERIFÉRICA.

“No primeiro instante, ninguém entendeu aquela jogada. Pelé recebeu a bola na entrada da área italiana e, em vez de driblar o zagueiro e partir para o gol, tocou-a com pouca força para o lado direito, onde não havia nenhum jogador. Seria um erro primário cometido pelo rei do futebol? Nada disso. Foi, na verdade, uma jogada genial. Lá de trás, vinha o lateral Carlos Alberto Torres, veloz como um foguete. O passe de Pelé veio na medida exata. Resultado: mais uma bola no fundo das redes do goleiro italiano Albertosi.” (Revista Super Interessante).
Qual a explicação para o passe genial? Como Pelé conseguiu perceber, quase de costas, a aproximação de Carlos Alberto? Pelé tinha aquilo que, no meio futebolístico, costuma-se chamar visão de jogo,  a capacidade de perceber tudo o que se passa à sua volta. O que nada mais é do que a Visão Periférica súper apurada.
 
Vamos então estimular nossa visão periférica, ficar com a visão de Pelé, e prevenir ou melhorar Glaucoma, entre outras doenças oculares.
Você vai necessitar de um pedaço de papel preto no tamanho de 5cm x 9cm, e um pedaço de fita crepe. Dobre a fita de maneira que ela cole no papel e no seu rosto, mais especificamente no centro dos olhos, na horizontal.
Com o papel cobrindo a sua visão central, olhe para ele, ou seja, para frente, e preste a atenção em como é a sua visão periférica. Em nossa periferia há células chamadas bastonetes. Estas células são estimuladas entre outras coisas pelo movimento. Então para completar o exercício, abane suas mãos nas laterais de seu rosto, olhe para o papel preto, e deixe sua visão periférica ser estimulada pelo movimento de suas mãos.
3 minutinhos são suficientes para seu cérebro ignorar sua visão central, e ao mesmo tempo relaxá-la, e enviar estímulos para sua visão periférica.
De preferência faça esse exercício utilizando o papel preto, mas ele pode ser feito também sem o papel...procure abanar as suas mãos na lateral do seu rosto, sem olhar para elas, de tempos em tempos, enquanto lê no computador, assiste televisão. Esse simples movimento das mãos despertará o uso da visão periférica e aliviará as tensões que causamos na visão central.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OLHOS SECOS

Um dos problemas mais comuns que me deparo em meu consultório são os olhos secos – lubrificação inadequada dos olhos. Com exercícios simples podemos evitar essa situação e não precisar mais de colírios para hidratar os olhos.
Todos os exercícios já enviados nas dicas anteriores irão ajudar a aumentar a produção e qualidade das lágrimas, pois relaxam os olhos. Porém um exercício é muito eficiente : PISCAR.
Hoje em dia piscamos pouco, pois realizamos muitas atividades que necessitam concentração e esforço ocular. Procure prestar a atenção em como você pisca os olhos...é pouco frequente? é tenso? Se sua resposta for sim, aliada à um ambiente poluído e com ar condicionado, seus olhos ficarão pouco lubrificados.
Procure piscar com maior freqüência, e sem esforço. Deixe seus olhos abrirem e fecharem suavemente.
Para ficar mais consciente de piscar e melhorar o controle sobre os olhos faça o seguinte exercício: Feche um dos olhos e coloque levemente sua mão sobre ele, enquanto pisca suavemente o outro olho. Seu objetivo é não sentir mover o olho que está tampado, enquanto pisca o olho descoberto. Faça com os dois olhos. É difícil no começo, mais quanto mais relaxada, devagar, e consciente for sua piscada, o exercício vai se tornando mais fácil.

Além de piscar e fazer os outros exercícios de relaxamento ocular, outras dicas são: não esfregar os olhos, evitar ar condicionado e ambientes poluídos, beber muita água, evitar máscara para dormir e se alimentar adequadamente. É sempre recomendado consultar o oftalmologista.