Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caminhada ajuda a melhorar a visão

Quantas vezes por semana você caminha? Você costuma andar olhando para o chão?

Estas são perguntas importantes para fazer a si mesmo a vida toda, pois caminhar, e fazer isso de maneira correta é extremamente importante para mantermos a saúde do corpo e dos olhos.

A medicina vem apontando a caminhada como um fator importante na prevenção de diversas doenças oculares como Glaucoma, Catarata e Degeneração Macular.

Indico para todos que queiram prevenir e recuperar seus olhos, pelo menos 30 minutos por dia de caminhada.

No entanto é muito importante prestar atenção à maneira como você anda.

Primeiro, procure não olhar para baixo. Com a cabeça baixa você diminui também seu ângulo e campo de visão, e mantém uma postura incorreta, com os ombros caídos.

Mantenha a coluna ereta, queixo para cima e ombros para trás. Pise do calcanhar para o dedão, passando por todo o arco dos pés, dobre os joelhos e balance seus braços, coordenando com o movimento das pernas.

Em alguns momentos caminhe também de costas e para os lados, estimulando músculos diferentes, soltando a coluna e ativando novas conexões cerebrais.

E o principal, relaxe, não faça esforço, solte seus ombros, seus braços, respire profundo e aproveite o exercício.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

"A letra é preta e o papel é branco" Visualização que melhora a leitura

Hoje em dia o ser humano olha para as letras de uma maneira diferente da que olhava antigamente. No passado o homem venerava a escrita, contemplava por repetidas vezes a mesma poesia e mesmo texto em busca de novas interpretações e significados.

Nos dias atuais, com essa avalanche de informações, procuramos ler tão rápido, e passamos os olhos pelos textos pretendendo resumi-los e captar somente a ideia central. Pois bem, isso enfraquece a atividade da mácula (região da retina responsável pela visão de detalhes), o que torna nossa visão menos nítida.

Uma maneira de compensarmos este hábito prejudicial é algumas vezes durante a semana estimularmos nossa mácula. Portanto, escolha um texto, retire os óculos se você os utiliza, e olhe devagar para cada letra. Detalhadamente como se você a estivesse escrevendo com os olhos. Percorra cada detalhe e cada curva das letras, piscando suavemente.

Agora feche os olhos e tente se lembrar exatamente da forma das letras, como se tivesse tirado uma foto delas. Abra os olhos e continue olhando os detalhes.


Para ativar seu cérebro na visão do contraste entre a letra e a página, feche agora seus olhos e imagine que as letras estão mais pretas, e o papel mais branco. Para ajudar você a se concentrar em sua imaginação repita 3 vezes a frase em voz alta “A letra é preta e o papel é branco”. Abra os olhos e olhe para as letras novamente. Repita esta imaginação.

Como as letras te parecem agora? Mais nítidas? Com maior contraste? Mais fáceis de ler? 
     A imaginação  já é muito utilizada na reabilitação física em paralisias, onde a pessoa imagina e pensa nos movimentos antes de tentar executá-los. Os benefícios são comprovados, pois esta prática ativa novas conexões cerebrais e estimula a circulação sanguínea, contração muscular e ativação neurológica da área onde o movimento foi imaginado.

Pois bem, com a visão também funciona, quando visualizamos mais contraste entre a letra e o papel, nosso cérebro envia impulsos nervosos referentes a esta interpretação, e isto facilita a conexão entre a nossa mácula e o cérebro, tornando as letras mais visíveis. Experimente!

Relaxando os olhos e os ouvidos


Trecho do livro “Saúde Visual por toda a vida” Meir Schneider.

Um bom acréscimo ao Palming (exercício para relaxar os olhos http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html) é repousar os ouvidos que ficam estressados devido ao ruído externo.

Por causa do barulho que nos cerca constantemente, os nossos sentidos estão sob uma contínua pressão. Esta última causa tensão, e quando estamos tensos os nossos olhos não podem ficar relaxados.

Por conseguinte, ao terminar o palming, esfregue novamente as mãos uma na outra para aumentar a circulação de sangue nos dedos, em seguida, coloque os polegares dentro dos ouvidos.


Ouça sua respiração. Que som ela tem? Ela pode soar como as ondas do oceano ou como o vento.

Respire profunda e lentamente enquanto conta até dez, e em seguida faça novamente o palming. Você sentirá os músculos do pescoço se soltando, e toda a cabeça começará a relaxar.



Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Você tem o hábito de apertar e esfregar os olhos? Então leia essa dica

“A tendência de apertar os olhos é um dos maiores obstáculos no caminho em direção à melhora da visão. Apertar os olhos é uma manifestação de resistência física e mental à melhora e à mudança. Se você não apertar muito os olhos na luz, o seu cérebro exige que as pupilas se contraiam, e quando isso acontece a sua visão fica muito mais clara. Se você não apertar os olhos quando lê começará a olhar suavemente para as letras da página”. Meir Schneider.

Acredite, apertar os olhos não compensa. Por mais que esse hábito cause uma sensação de melhora de foco momentânea, quando fazemos isso ao longo de meses, anos, a musculatura ao redor dos olhos fica cronicamente contraída, diminuindo a circulação sanguínea para os olhos, limitando nossa acomodação à luz, e com o tempo piorando nossa capacidade de focalizar letras e objetos.

Pois bem, não contente em apertar os olhos e franzir a testa, outro hábito muito perigoso que frequentemente temos é o de esfregar os olhos. Os olhos são estruturas muito sensíveis, 94% líquido. Nossa córnea, que é a primeira camada dos olhos, sofre muito com nossos esfregões, podendo muitas vezes desenvolver infecções e doenças graves, que podem nos levar à cegueira.

E você me pergunta então: Meus olhos cansam ou se coçam, o que eu faço?

Primeiro, nunca aperte os esfregue os olhos, pois isso aumentará a sensação de irritação e a aparência avermelhada dos olhos. Ao invés disso, faça pausas mais frequentes para descansar os olhos olhando longe, piscando, empalmando os olhos, respirando profundo.

Se a coceira continuar, compressas com toalhas frias por 3 a 5 minutos sobre os olhos fechados podem aliviar essa sensação, assim como a automassagem ao redor dos olhos e uma massagem muito suave sobre o globo ocular, como se você estivesse fazendo um carinho sobre seus olhos, muito leve.

Nunca é tarde para mudar, “Somos criaturas de hábitos. O que quer que façamos agora perpetuará o que faremos mais tarde”. Meir Schneider.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estimulando seu olho mais fraco

Agora que você já descobriu qual o seu olho mais forte para longe (Você pode aprender a descobrir o olho dominante neste link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/07/voce-sabe-qual-e-o-seu-olho-mais-forte.html ), vamos aprender a estimular nosso olho mais fraco e equilibrar o uso dos dois olhos.

O exercício abaixo pode ser praticado por qualquer pessoa que possui a visão de um olho diferente do outro olho, independentemente se possui alguma alteração ou deficiência visual. Para pessoas com estrabismo (desvio dos olhos), e ambliopia (olho preguiçoso), este exercício é muito eficiente.

Para praticá-lo vocês precisarão de algumas bolinhas (pode ser de tênis ou outras), e um óculos barato que você possa retirar a lente do lado de seu olho mais fraco, e cobrir a lente do lado de seu olho mais forte com fita adesiva escura (obstruindo a visão do olho mais forte).

O objetivo dos óculos é tampar o olho mais forte, e assim estimular a visão olho mais fraco, portanto caso você não tenha os óculos baratos, pode utilizar um tampão, ou colar um cartão preto na frente do olho mais forte.
Meir Schneider usando os óculos para obstruir o olho mais forte
Coloque os óculos (ou o tampão, ou o cartão) e olhe para longe com o olho mais fraco. Depois de alguns minutos pegue a bolinha e brinque com ela à distância. Caso você tenha um parceiro jogue a bola com ele. Mas se você estiver sozinho pode jogar a bola contra a parede. Tenha duas ou três bolas, pois provavelmente em algum momento a bola cairá de sua mão, e ter mais bolinhas à disposição facilita o exercício.

Se você sentir muita dificuldade para jogar a bola, pode simplesmente passá-la de uma mão para outra, tentando focalizar a bolinha e segui-la com o olho mais fraco. Tenha paciência, ela cairá mesmo, fugirá de você, é normal, se divirta com o exercício ao invés de irritar-se com ele.

Brincar com bolas é uma maneira de estimular a visão à distância e ao mesmo tempo distrair seu cérebro para que você consiga utilizar seu olho mais fraco sem tensão e esforço. Além disso, esse exercício estimula o cristalino e a visão central.

Jogue por no máximo 5 minutos e retire os óculos, olhe longe novamente e perceba como está sua visão agora. Mais equilibrada? Seu olho mais fraco participa mais de sua visão? O olho mais forte está mais relaxado e com a visão mais clara? Muito bem, sua visão está mais equilibrada agora.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Você sabe qual é o seu olho mais forte (dominante)?

A maioria de nós possui diferença na capacidade visual dos dois olhos, ou seja, um enxerga melhor e participa mais da visão do que o outro.

Já enviei muitas dicas sobre como podemos equilibrar o uso dos dois olhos, e como isso é importante para nosso sistema visual funcionar melhor.

Pois bem, como podemos descobrir qual olho é mais fraco e qual é o mais forte, ou seja, o dominante?

É claro que você pode descobrir indo ao oftalmologista, e assim obtendo uma informação mais precisa sobre seus olhos, entretanto, ensino aqui uma maneira fácil e prática de descobrirmos qual olho é mais forte para longe, ou seja, dominante para visão a distancia.

Com as duas mãos faça o formato de um triangulo, ou seja, encoste as duas mãos formando um buraco no formato de um triangulo. Posicione o triangulo cerca de 30 centímetros de seu rosto, no centro, entre os dois olhos. Com os dois olhos abertos mire em algum objeto longe, através do triangulo. Por exemplo, mire uma árvore em um pátio, ou uma placa em uma rua.

Agora feche seu olho direito e olhe somente com o esquerdo, mantendo as mãos na mesma posição. Abra o direito agora e feche o esquerdo. Perceba se o objeto em algum momento se desloca do centro do triangulo. A visão do objeto no centro do triangulo é a visão de seu olho dominante.

Por exemplo, se com o olho direito aberto o objeto está no centro do triangulo, e quando você fecha o olho direito e olha com o esquerdo, o objeto se desloca do centro, então seu olho dominante é o direito.
Olho Dominante

Olho mais fraco (objeto se deslocou do centro)


Se fazendo o teste, o objeto se desloca na visão dos dois olhos, ou seja, quando você fecha o direito ele se desloca, e quando fecha o esquerdo também, seu olho dominante é aquele que o objeto se deslocou menos do centro.

Muitos de vocês já devem saber qual o olho mais forte para longe, porém quando a diferença não é tão grande este teste simples pode ajudar a descobrir.

E porque é interessante saber qual o seu olho mais forte? Existem muitos exercícios e técnicas que podemos utilizar para tentar igualar a visão dos dois olhos, e para isso você precisa ter consciência de qual olho participa mais de sua visão e que domina todo esse processo.

Na próxima semana enviarei dicas com estes exercícios, então descubra qual o seu olho mais fraco, para podermos estimulá-lo e assim equilibrar sua visão.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Utilizando o computador sem prejudicar nossos olhos

O computador proporcionou muitos benefícios e facilidades para nossa vida. Sem ele essas dicas semanais não poderiam ser vistas, por exemplo. Ele já faz parte da nossa rotina, do trabalho, da diversão, pois bem, podemos utilizá-lo e ter todos estes benefícios sem prejudicar nossa visão.

Seguindo estas dicas você conseguirá manter a saúde dos seus olhos e continuar conectado:

·                        A iluminação deve ser adequada, a natural é ideal, porém mesmo a artificial não deve incidir diretamente nos olhos, e também não deve refletir na tela do computador.

·                         Procure se sentar perto de uma janela, e sempre que lembrar alternar seu olhar para longe (uma distância maior que 40 metros). Para quem utiliza o computador o dia todo, deve olhar longe pelo menos 8 minutos, 2 vezes ao dia.

·                        A cada uma hora de uso do computador, pare e faça algo pelos seus olhos e corpo. Não precisa ser algo demorado. Pense que a cada parada você recarrega as energias para a próxima hora de trabalho, assim você ficará mais eficiente e produtivo. Algumas sugestões para fazer a cada uma hora são:





·     Procure ao mesmo tempo em que olha para o monitor, prestar atenção à sua visão periférica, ou seja, a tudo o que se encontra ao seu redor. É muito fácil esquecermos o mundo e só nos concentrarmos na avalanche de informações que precisamos ler e absorver todos os dias pelo computador. Portanto, de tempos em tempos perceba com sua visão lateral as pessoas passando, o teto, as paredes. Você pode abanar as mãos na periferia de sua visão, sem olhar para elas, somente percebendo o movimento, enquanto olha para a tela do computador.

Os pixels têm propriedades específicas exclusivas e é mais difícil para o olho enxergá-los embora não percebamos na ocasião. Entretanto, o efeito acumulativo ao longo de um período de várias horas de utilização do computador é significativo. Daí a importância de afastar periodicamente seus olhos da tela, e encerrar seu dia de trabalho com um ritual de empalmar os olhos e automassagem por 5 a 10 minutos.

O segredo está em gerenciar sua fadiga. Não deixe o cansaço de seus olhos chegar ao extremo. Percebendo a fadiga no início, é muito mais simples de evitar seu acúmulo, e assim a piora de sua visão.

“Valorize seus olhos tanto quanto você valoriza o material com que está trabalhando” Meir Schneider.