Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Escrever para ler melhor...


Aproveito essa semana para recomendar a leitura de toda a bibliografia de Meir Schneider para quem pratica os exercícios visuais e corporais do método Self-Healing. Todos os livros são muito estimulantes, fáceis de ler, e contem informações e exercícios valiosos.

A dica de hoje foi integralmente retirada do livro “Manual de Autocura volume 2” de Meir Schneider.

Escrever, como ler, pode ser um esforço ocular ou um exercício útil. A melhor característica do escrever é que seus olhos têm a oportunidade de seguir o movimento, o que constitui um tipo de exercício que os refresca ao invés de cansá-los.

Escreva as letras do alfabeto (qualquer alfabeto), fazendo as letras grandes e nítidas, e mantendo os olhos focalizados (não fitando fixamente, mas focalizados) no movimento da mão ao escrever.


Após cada letra, feche os olhos e visualize a caneta se movendo à medida que a letra toma forma. Você consegue se lembrar das várias direções do movimento da caneta e das mudanças na forma da letra ao completá-la?

Mesmo sem realizar esse exercício formalmente, você pode se lembrar em sua rotina de, ao escrever, observar o movimento da mão e o crescimento das letras. Isso ajudará a impedir seus olhos de ficarem cansados.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Exercícios para MIOPIA


Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Escrevi há alguns meses uma reflexão sobre as emoções e a visão, e nele abordei algumas questões sobre a origem dos problemas visuais, principalmente a miopia. Recomendo a leitura http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/11/os-olhos-e-as-emocoes.html

Todos os exercícios que já enviei até agora são recomendados para miopia, você pode praticá-los, porém recomendo que passe por uma avaliação no consultório para que possamos montar uma rotina de exercícios mais adequada à seu caso, o que acelera os resultados positivos. Listo abaixo os links dos principais exercícios:






Use e abuse de sua imaginação durante seus exercícios, coloque a sua mente a seu favor e a favor dos seus olhos  http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/10/ver-e-querer-ver.html


Procure na leitura ler letra por letra. O míope e os praticantes de leitura dinâmica costumam absorver sentenças inteiras quando leem, e isso é prejudicial aos olhos, na medida em que perdemos nossa capacidade de focar nos detalhes e vê-los com clareza. Uma dica é virar a página de cabeça para baixo. Experimente ler dessa forma e perceba que seus olhos são obrigados a percorrer cada detalhe das letras, pisque constantemente e vire a página para sua posição normal novamente, tentando cada vez mais ler letra por letra.

No parque sábado faremos exercícios com a tabela visual de Snellen, pois os mesmos necessitam de maior acompanhamento por parte de um terapeuta.

Se você tem dúvidas com relação aos óculos sugiro que leia o link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/09/devo-ou-nao-devo-usar-os-oculos.html

A palavra chave para o trabalho com a miopia é a paciência. Ao invés de se irritar com seus olhos ou ficar entediado com os exercícios, apenas se concentre naquilo que está fazendo e continue fazendo.

Aproveite a dica para cuidar de seus olhos e caso tenha dúvidas, continuo à disposição.

Quer saber mais?

Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.

Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

2 sábados por mês, das 09:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).

Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

Melhorando a Presbiopia ou Vista Cansada

Enviei há alguns meses uma dica especial para Presbiopia, falando sobre sua definição e contendo um exercício básico de mobilização do cristalino (lente interna dos olhos).  http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/10/exercicio-para-presbiopia-vista-cansada.html Recomendo que leiam essa dica passada antes de praticar o exercício que envio hoje.

Podemos melhorar a Presbiopia com exercícios que estimulam a musculatura ao redor dos olhos e a convergência (cruzar os olhos, ou o popular ficar “vesgo”).

O exercício que estimula a convergência deve ser praticado sem lentes corretivas e utilizando os 2 olhos. Antes de praticá-lo faça o palming http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html , e a massagem facial http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/relaxe-visao-com-automassagem.html

Posicione-se à uma distancia mínima de 3 metros de qualquer objeto (pode ser um vaso, uma cadeira, etc...). Coloque seu polegar à frente de sua face, à uma distância aproximada de 10 cm dos seus olhos, alinhado com seu nariz, ou seja entre os dois olhos.

Olhe para seu polegar, pisque, respire, não direcione seu olhar para o objeto longe, somente para o polegar, e vá percebendo que o objeto distante se duplica.

Faça por curtíssimos períodos de tempo, cerca de 30 a 60 segundos, e pare para descansar os olhos com o palming e massagem, e depois repita o exercício.

Parece simples, mas para pessoas com alto grau de Presbiopia, e para quem tem baixa convergência pode se tornar um desafio. Nem todos conseguem aprender o exercício com facilidade, portanto não desista, e tente com paciência, respirando profundo e piscando.

Já atendi muitos pacientes com Presbiopia, e quando esse e os outros exercícios do método Self-Healing são praticados com disciplina e sem tensão ocular, é possível recuperar a visão geralmente em 3 a 5 meses de prática. Me coloco à disposição para auxiliar seu processo de melhora, através da orientação dos melhores exercícios e da melhor maneira de executá-los, pois cada caso é um caso e precisa de adaptações.


Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal). 

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Equilibrando o uso dos olhos


Geralmente pessoas com problemas de visão permitem que um de seus olhos domine a visão do outro, o que leva ao uso desigual deles.

Um olho mais fraco versus um olho dominante pode representar um real dilema para nosso sistema visual. Se seu olho mais forte realizar todo o trabalho ele acabará por enfraquecer a si próprio, devido ao esforço, enquanto o olho mais fraco por sua vez, gradualmente, irá se tornar cada vez mais fraco.

Esse comportamento, claro, é totalmente inconsciente, assim como nascemos com a tendência de possuir um olho mais forte que o outro. Entretanto, podemos retreinar os olhos para que eles vejam em equilíbrio, assim melhorando nossas funções visuais e problemas como Ambliopia, Estrabismo e visão dupla.

O exercício abaixo se chama Melissa, pois Meir Schneider o criou para uma paciente, que futuramente se tornou terapeuta do método, e que possuía visão dupla após ter sofrido um grave acidente.

Você vai precisar de um cartão preto medindo 20 cm por 5 cm, e de uma bolinha.

Coloque o cartão preto na vertical, no centro dos olhos (entre as sobrancelhas), e fixe o mesmo em seu rosto, colocando um pedaço de fita crepe prendendo uma extremidade do cartão na testa e a outra embaixo do queixo. Com o cartão preto preso em sua face, jogue a bolinha de uma mão para a outra, olhando para a bolinha. Jogue a bolinha um pouco mais alto do que a altura de sua cabeça, fazendo o trajeto da letra U de cabeça para baixo (parábola), de uma mão para a outra.


O cartão impedirá que um olho interfira na visão do outro olho, ou seja, para você conseguir pegar a bolinha com a mão direita, seu olho direito precisa trabalhar, e para você conseguir pegar a bolinha com sua mão esquerda, seu olho esquerdo precisará vê-la.

Esse exercício permite seu olho mais fraco ver a bolinha sem a dominância e a interferência do seu olho mais forte, o que torna o olho mais fraco mais ativo e menos suprimido.

Equilíbrio é uma palavra chave para o bom funcionamento visual. Além de fortalecer ambos os olhos, 5 minutinhos desse exercício propicia um alívio bem vindo ao esforço ocular.